Clique no botão de download da distribuição;
Em seguida vá até o Control Panel (Painel de Controle), clique em Programs e clique em Turn Windows Features On or Off. Depois procure por Windows Subsystem for Linux (Beta), ative e reinicie o sistema. Após reiniciar. Faça uma busca por bash e inicie o terminal.
O terminal no Windows é conhecido como "Prompt de Comando" (apesar de existirem outros como o PowerShell e o novo Windows Terminal). Para abri-lo, clique no Menu Iniciar, digite cmd e pressione enter .
Execute ferramentas do Linux usando uma linha de comando do Windows. Execute binários do Linux no prompt de comando do Windows (CMD) ou PowerShell usando o wsl (ou wsl.exe ).
Para esclarecer, o Windows não possui um utilitário interno para suportar arquivos . sh. Para executar isso, você precisará instalar uma ferramenta de terceiros como o Cygwin .
Agora basta você abrir o prompt de comando do Windows 10. Assim que o prompt abrir digite: “bash” (sem aspas), e ele iniciará o Download do Ubuntu (até então o 14, mas podem ter atualizado). É possível que ele peça para você confirmar algumas coisas (com sim ou yes), confirme tudo o que for necessário.
Suponha que o shell padrão do sistema seja o bash. Então, quando o usuário acessa o sistema, o bash utiliza os arquivos abaixo do diretório home para montar o ambiente (estes arquivos são criados automaticamente pelo comando adduser): .
Um bom roteiro seria:
O bash é uma das famosas ferramentas de script do Unix e ideal para usuários Linux e administradores de Sistema. Seu nome é uma abreviação de Bourne Again Shell. Neste tutorial você vai aprender como utilizar alguns dos comandos bash Linux. O Unix possui 2 categoriais principais de shell.
/bin/sh é um link para o shell padrão do usuário, que na maioria das vezes é o bash ( /bin/bash ), mas também poderia ser outro... ... Quem lê o '#!/bin/bash' e executa o interpretador passando como argumento o nome do arquivo é o kernel do sistema operacional.
Comando Linux chmod. Nos sistemas operacionais do tipo Unix, o comando chmod define as permissões de arquivos ou diretórios .
Em sistemas operacionais do tipo Unix, o chmod (abreviação de change mode, em português: alterar modo) é o comando e a chamada de sistema que pode alterar permissões de acesso de objetos do sistema (arquivos e diretórios) e sinalizações (flags) de modo especial.
chmod 777 dá acesso a escrita e execução de um arquivo. Essa combinação abre portas para vários tipos de exploits. chmod 777 significa que seu arquivo poderá ser lido, escrito e executado por qualquer usuário. Isso significa que qualquer usuário que seja comprometido vai poder fazer o que quiser com o arquivo / pasta.
Assim, podemos representar todas as permissões de um arquivo com apenas três números (um para proprietário, um para grupo e um para outros). No exemplo de arquivo vista acima, a permissão completa rwxr-xr-x pode ser substituída pelos números 755 nos comandos.
Então o comando a ser digitado será:
No Linux, quando um arquivo ou diretório é criado, algumas permissões são atribuídas a ele automaticamente. Essas permissões são divididas em três grupos: O usuário que criou o arquivo (usuário dono), o grupo dono do arquivo (que pode conter vários usuários), e as dos demais usuários que não pertencem ao grupo dono.
Ao baixar um arquivo no Linux, antes de executá-lo, será preciso dar permissão de execução com o comando chmod. De forma equivalente, o comando chmod -x nome-do-arquivo também funciona.
Outro exemplo seria este: chmod 777 file2. txt, este comando basicamente daria TODAS as permissões para cada tipo de usuário (proprietário, grupo e outros)....Cada tipo de permissão tem seu próprio número:
chmod
Alterando permissões de arquivos no Ubuntu
Para visualizar as permissões de qualquer coisa dentro do Linux, tanto para arquivos quando diretórios utilizamos o comando “ls -l” ou “ls -l /caminho/da/pasta“. Isso é exibido para todos os arquivos e diretórios da pasta que você escolheu.
chmod u+x nome_do_arquivo.ext O código a seguir pode ser considerado aquele código elementar em sua forma ampliada, logo, para adicionar permissão de execução a um determinado arquivo nas situações de um sistema operado por mais de um usuário cadastrado: chmod +xr nome_do_arquivo.
Localize a pasta ou o arquivo desejado, após isso clique sobre o objeto com o botão direito e selecione “Propriedades”. Selecione o botão “Editar” na janela de propriedades e então escolha os usuários aos quais deseja ceder permissões. Duas listas com várias caixas de marcação serão abertas.
Clique com o botão direito do mouse no arquivo, vá para Propriedades / Segurança / Avançado . Guia Proprietário / Editar / Altere o proprietário para você (Administrador), salve. Agora você pode voltar para Propriedades / Segurança / e assumir o Controle Total sobre o arquivo.
Windows 10 - Permissões de Administrador a uma Pasta.
1. Clique com o botão direito do mouse no ícone do Windows e selecione "Pesquisar", digite: prompt de comando e clique com o botão direito nele, selecione "Executar como administrador". 2. Clique em "Sim" para permitir que o Prompt de Comando seja executado no seu PC.
Conceder permissões de administrador para um usuário Realize as etapas a seguir para conceder a um usuário privilégios administrativos: Clique em Configurações ⚙e em Gerenciar usuários. Para editar o usuário, clique em Editar na coluna Ação. Na lista suspensa Tipo de usuário, clique em Administrador.
com o windows explorer, clique com o botão direito sobre o arquivo executável do programa. em seguida selecione propriedades, vá na aba de segurança e remova o programa do grupo dos administradores.