O cupuaçu é uma fruta da região amazônica ótima para melhorar a disposição, porque é rica em teobromina, uma substância que age no sistema nervoso aumentando a concentração e o estado de alerta.
O fruto também tem propriedade energéticas mesmo com a ausência de cafeína, e são poucos os frutos da família do cacau que apresentam isso. Dessa forma, o Cupuaçu combate doenças como fadiga.
Além disso, as pessoas com diabetes devem ter cuidado ao consumir frutas, incluindo o cupuaçu, pois podem conter açúcar natural e podem afetar os níveis de glicose no sangue. É importante monitorar seus níveis de glicose no sangue e seguir as recomendações de seu médico ou nutricionista.
O escorbuto começa a aparecer devido ao enfraquecimento dos vasos, tecidos, ossos e sangue conjuntivo que incluem o colágeno. Entretanto, a vitamina C presente no Cupuaçu é considerado um poderoso antioxidante necessário para a produção de colágeno.
Quando os níveis de vitamina C do corpo diminuem, não há a produção de carnitina suficiente, havendo o excesso de gordura. Ou seja, graças à presença da vitamina C, a queima de gordura e a consequente perda de peso são benefícios do cupuaçu para a boa forma.
Além disso, o cupuaçu também é rico em vitamina C e fibras, nutrientes que ajudam a combater a prisão de ventre, favorecer a perda de peso, além de prevenir a anemia e o envelhecimento precoce.
Pessoas com refluxo ou esofagite devem evitar o cupuaçu, já que essa fruta contém teobromina, uma substância que estimula o relaxamento do esfíncter esofágico, causando ou piorando a azia e queimação.
Outro ponto importantíssimo que não podemos deixar de comentar é que, graças à presença da Vitamina A, o consumo do cupuaçu pode prevenir a formação de câncer e doenças relacionadas à pele.
Além de ser utilizado na culinária, o cupuaçu também é utilizado na indústria cosmética e farmacêutica para a produção de cremes, loções e outros produtos de cuidado da pele devido a suas propriedades hidratantes e antioxidantes.
Ela também publicou vários artigos científicos e capítulos de livros em periódicos revisados por pares, como Meat Science, Advance Journal of Food Science and Technology e Journal of Food Protection . Foi palestrante em diferentes seminários e eventos científicos na área de tecnologia de alimentos e desenvolvimento de produtos alimentícios alternativos, novos, probióticos e funcionais.
A tabela nutricional do cupuaçu varia dependendo do tipo de amostra e do método de preparação, mas em geral, o cupuaçu é uma fruta rica em nutrientes. Aqui está uma tabela nutricional aproximada para 100 gramas de cupuaçu cru:
Antigamente, as sementes de cupuaçu eram usadas nas aldeias indígenas para pessoas com dores abdominais ou para mulheres com dor de parto. Eles mastigavam a semente com o intuito de melhorar essas dores. Outro fato cultural usado por índios era o suco da fruta, que era abençoado por xamãs e dados a mulheres grávidas e recém-casados que desejavam ter filhos.
Entretanto, também é possível incorporá-lo em bebidas como sucos, vitaminas e até mesmo em drinks.
Com uma ingestão de Cupuaçu, você pode permitir uma boa produção de esperma, além de favorecer no período menstrual a evitando fadiga.
O cupuaçu reduz o colesterol ruim, diminui a pressão arterial e até ajuda contra o envelhecimento precoce.
Coloque no liquidificador a polpa de cupuaçu e a água e bata por 5 minutos ou até virar uma bebida o mais lisinha possível. Dica: Se você estiver usando polpa de cupuaçu congelada deixe descongelar um pouco, assim será mais fácil bater. Adoce com mel, xarope de bordo, estévia ou algum outro adoçante da sua preferência.
Estudo indica que camu-camu e cupuaçu podem ajudar no controle da obesidade e da diabete – Jornal da USP.
A graviola possui diversos benefícios para a saúde, sendo considerada diurética, hipoglicemiante, antioxidante, antirreumática, anticancerígena, anti-inflamatória e antibacteriana.
MITO. Alguns compostos da folha da graviola estão sendo estudados devido às suas características antioxidantes e profiláticas, mas ainda não há nenhuma conclusão quanto à sua eficácia contra o câncer ou mesmo em relação ao seu uso em medicamentos para o tratamento da doença.
O chá de graviola é feito com folhas verdes ou seca? A grande maioria dos chás é feito a partir das folhas desidratadas (ou secas) da planta, é o caso do chá de graviola — apesar disso, não há nenhum prejuízo quanto às propriedades benéficas da planta, elas ainda se mantêm.
As folhas de pitangueira já eram usadas pelos índios guarani contra diarreia, má digestão e tônico estimulante. O seu chá é indicado em casos de depressão, pressão arterial descontrolada (tanto é eficaz em casos de pressão baixa quanto alta, pois acalma e equilibra essa função orgânica), agitação e tristeza profunda.
1 litro de água; 2 colheres de chá de folhas frescas e picadas de pitanga; 3 unidades de pitanga....
Leve à panela, na proporção de 3/4 de açúcar para 1/4 da fruta. Adicione 1/2 xícara de água, apenas para iniciar o cozimento, pois a própria fruta vai soltar bastante suco. Cozinhe em fogo baixo e mexa delicadamente. Em poucos minutos de fervura, a polpa vai começar e se desprender das sementes, que vão boiar.
No Brasil, a goiaba é muito consumida na forma de fruta e suco, mas o chá das folhas da planta também pode ser ingerido.
Como fazer: coloque a água filtrada em uma panela no fogo e, quando começar a ferver, adicione o alecrim e deixe ferver por 1 minuto. Em seguida, retire a bebida do fogo e abafe por 5 minutos. Passado esse tempo, acrescente o cravo e a canela em pau. Espere esfriar e armazene.
Ingredientes para fazer Chá de folha de goiaba para emagrecer: 3 colheres de chá de folhas de goiaba secas. 3 xícaras de água (720 mililitros)