O crescimento econômico dos anos 1920 foi bruscamente interrompido pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, dando início a uma longa crise mundial. Nessa época configurou-se a sociedade de massas e surgiram novas formas de lazer.
11 de novembro de 1918 – 1 de setembro de 1939
O período Entre Guerras foi uma fase da História do século XX que vai do final da Primeira Guerra Mundial até o início da Segunda Guerra Mundial, ou seja, entre 1918 a 1939.
O período entre guerras foi marcado, de um lado, pela Crise de 1929, que mergulhou diversos dos países capitalistas (inclusive o Brasil, a Alemanha e a Itália) em profundo desespero social, e, por outro, pelo avanço dos soviéticos, com o "pavor" de que o Comunismo tomasse a Europa.
Chama-se de Período Entreguerras os anos compreendidos entre o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, e o início da Segunda Grande Guerra, em 1939. ... O alto valor da indenização e os custos de 4 anos de guerra deixaram a Alemanha em uma profunda crise econômica. Mas não só a Alemanha saiu destruída da Grande Guerra.
O período foi marcado pela Grande Depressão, associada a graves tensões sociais e políticas, culminando com a ascensão dos regimes totalitários em alguns países europeus, o que neste período ocorreu também no resto do mundo. Estes graves problemas sócio-econômicos e políticos foram as causas da Segunda Guerra Mundial.
Dentre as principais características da crise econômica ocorrido no período entre guerras pode - se citar o surgimento do Nazismo e do fascismo, os quais foram ocasionados por fortes crises políticas agravadas por esse contexto. Assim sendo, pode - se citar a Segunda Guerra Mundial que parou o mundo.
Resposta. Os blocos ficaram conhecidos como Aliados e Bloco do Eixo; Aliados: China, França, Grã-Bretanha, União Soviética e os Estados Unidos.
O período entre guerras é dado entre as datas de 1919 a 1939, é o período entre a Primeira guerra mundial e a segunda. Foi nesse período que surgiram os regimes totalitários de Benito Mussolini e Adolf Hitler, basicamente o fascismo e o nazismo que tomaram conta da Europa nesse tempo.
Como já mencionado, a Europa teve três grandes totalitários: o fascismo (1922-1945), o nazismo (1933-1945) e o stalinismo (1924-1953). Os dois primeiros estavam alinhados à extrema-direita e o terceiro estava alinhado à extrema-esquerda.
Quais os dois blocos militares que se formaram durante a Guerra Fria e quais países os lideraram? a) OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos) e Pacto de Varsóvia (liderada pela União Soviética).
Resposta. durante a guerra fria foram criados dois blocos militares: a OTAN liderada pelos Estados Unidos e o Pacto de Varsóvia comandado pela União Soviética. Espero ter ajudado!
Duas principais potências nucleares do mundo, EUA e Rússia (então parte da União da Repúblicas Socialistas Soviética - URSS) disputaram influência política, econômica e ideológica e polarizaram boa parte do mundo em dois grandes blocos capitalista e socialista no período compreendido entre o fim da Segunda Guerra, em ...
Os grupos que se enfrentaram na guerra foram os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.
Resposta. Explicação: Diante das crescentes rivalidades e divergências entre os países Europeus na questão industrial e militar houve-se uma espécie de aliança entre eles, diante disso originou-se as Tríplices Aliança e Entente.
A consolidação da Globalização é o fator determinante para a formação dos blocos econômicos.
Verificado por especialistas. Letra C: a Consolidação da Globalização é a maior das causas para a formação dos blocos econômicos no mundo contemporâneo, pois ela é o resultado da integração e estreitamento dos laços comerciais.
Resposta. Os fatores para a formação de um bloco economico é que os países estabelecem livre comercio entre si sem as barreiras alfandegarias - os impostos. ... O que favoreceu a criação dos blocos econômicos foi o protecionismo regional.
A expansão e ocupação do território brasileiro foram ocasionadas por diversos fatores, entre os quais se destacam as atividades econômicas, as expedições para a expulsão de estrangeiros, a busca de riquezas minerais e de índios para escravizar.
Os blocos econômicos são uma alternativa para dinamizar as relações econômicas entre os países num mundo globalizado. O principal objetivo da sua formação é a redução ou eliminação dos impostos cobrados nas importações e exportações durante as transações comerciais.
Resposta. o que favoreceu a criação dos blocos econômicos foi o protecionismo regional . Com a explosão da globalização os países sentiram suas economias ameaçadas.
Resposta. A formação de blocos regionais, como União Européia e Mercosul, é uma característica da globalização que se expandiu notavelmente.
Blocos econômicos regionais são associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. ... — União Aduaneira - além de permitir a livre circulação interna de mercadorias e serviços, também regulamenta o comércio de seus membros com países externos ao bloco.
Resposta. Porque, como a mundialização do capitalismo foi acompanhada do crescimento econômico de vários países (como a Alemanha e Rússia na Europa; do Japão, da Índia e da China, na Ásia; e do Brasil na América do Sul, que se tornaram novos atores no cenário econômico mundial).
São exemplos de blocos regionais a União Européia (UE), o Mercosul e o Nafta, bem como dezenas de outras entidades menos conhecidas.
Efetivamente, o bloco tem realizado intercâmbio de médicos cubanos para a Venezuela em troca de petróleo e acordos comerciais nos setores de energia e mineração dominados por Venezuela, Bolívia e Equador. São membros: Antígua e Barbuda, Bolívia, Cuba, Dominica, Equador, Nicarágua, São Vicente e Granadinas e Venezuela.
Os blocos são vantajosos para a maioria dos países envolvidos, pois a troca econômica é bem ampla, o que contribui para que empresas de um país instalem-se em outro, para a circulação de bens, serviços e capital, além da circulação de pessoas, como o caso da União Europeia e do Mercosul.
Resposta. Resposta: Para tentar unificar todas as economias dos países sul-americanos e promover o desenvolvimento cultural, econômico, social e ambiental da América do Sul, em 2004, foi proposta a criação de uma Comunidade Sul-americana de Nações.