Para prevenir essa doença, é importante praticar exercícios, melhorar os hábitos de sono, fazer mudanças na dieta, beber bastante líquido e se alimentar regularmente. Caso seja necessário a ingestão de algum remédio, recomenda-se procurar um médico para que ele receite o mais indicado.
Os distúrbios gastrointestinais ou patologias gastrointestinais são doenças que atacam o sistema digestivo (estômago, esôfago, intestino grosso, intestino delgado, cólon, reto e ânus), bem como os órgãos que fazem parte da digestão como pâncreas, fígado e vesícula biliar.
As fezes saem metade uma cor metade outra, e as vezes pigmentada com a cor mais clara. Pode ser alguma doença intestinal? Na maioria das vezes não. É recomendado, contudo, que seja realizada uma colonoscopia para excluir determinadas doenças que, apesar de incomuns, podem causar alterações nas fezes.
O muco intestinal é produzido naturalmente pela mucosa do intestino. Acontece como uma secreção gelatinosa, amarelada ou branca, produzida diretamente pelo cólon. O objetivo principal é proteger e também lubrificar o trajeto das fezes, facilitando a sua eliminação.
Assim, quando se consegue observar um excesso de muco nas fezes, geralmente indica a presença de uma infecção ou outra alteração nos intestinos, como úlcera intestinal ou síndrome do intestino irritável, por exemplo, sendo importante consultar um gastroenterologista para fazer uma avaliação completa e identificar se ...
O sangue vermelho vivo nas fezes, por exemplo, indica problemas no intestino, reto ou ânus, enquanto que se a cor do sangue for escura, indica que a origem do sangramento é mais alta, como na boca, esôfago ou estômago, por exemplo.