Na primeira fritura, a temperatura do óleo é de 130 graus. Depois a batata descansa, esfria um pouco e na hora de servir para o cliente é frita novamente a 180 graus.
Para que fique sequinha, é essencial um pré-preparo para diminuir a umidade da batata. É indicado, por exemplo, colocá-la ainda com casca no micro-ondas por 8 minutos antes de cortar e fritar. A “crocância” estará garantida justamente pela desidratação de sua camada superficial.
Como reaquecer batatas:
Recorra à airfryer (fritadeira elétrica) para recuperar a crocância. Caso o objetivo seja requentar a batata do dia anterior, a nossa dica é recorrer à airfryer. Coloque a temperatura em 180°C, deixe a fritadeira preaquecer durante 3 ou 5 minutos e, então, coloque a batata.
Como fazer batata frita para vender: Receita para você começar
Em seguida, corte as batatas em palitos e coloque todos os pedaços submersos em uma vasilha com água (1 litro) e vinagre (1 colher de sopa) por 10 minutos. Por fim, escorra a água, seque as batatas em papel-toalha ou em um pano de prato bem limpo e não usado e frite no óleo bem aquecido a 190°C.
A batata asterix, por exemplo, possui uma casca mais escura, de cor rosada. Além da aparência, ela se difere pelo seu alto teor de amido, sendo pouco úmida. Por isso, é utilizada para preparar purês cremosos, nhoques e batata frita bem sequinha, do tipo chips.
As batatas congeladas devem ser fritas a temperatura de cerca de 180 °C durante 3 a 5 minutos. A quantidade de óleo ou gordura deve ser suficiente para cobrir as batatas, pois isso otimiza o tempo de fritura.
A batata asterix é melhor para fritar, a ágata é melhor para cozinhar. Uma chefe de cozinha ensina a preparar um tradicional bolinho de bacalhau. Quem cozinha sabe que não é tão simples deixar a batata frita sequinha e crocante.
A batata doce é rica em fibras, fonte de ferro, vitaminas E, A e C e potássio. O tubérculo possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. Nativo das Américas, este carboidrato é considerado “do bem”.
A batata asterix é aquela de forma oval, mais comprido, com polpa clara igual a inglesa, mas casca vermelha. É um tipo de batata com muitas fibras e bastante amido, ou seja, é ótima para fritar e muito usada para fazer nhoque. Temos uma receita no site de nhoque maravilhosa, clique aqui.
Esta batata tem a polpa mais seca. Por ser mais firme e de formato mais alongado que a branca, é geralmente usada para fazer batata frita. Tempo de cozimento: de 30 a 45 minutos com casca. Coloração: amarelo claro na polpa e rosa ou vermelho na casca.
Variedade de batata
Há muitos tipos diferentes de batata com cerca de 85 gêneros e aproximadamente 3000 espécies em todo o mundo. As informações encontradas neste site se concentram na 'batata branca' – Solanum tuberosum – que é a mais cultivada em todo o mundo.
De uns anos para cá, a batata-doce ganhou o coração do mundo fitness por ser considerada mais saudável do que a inglesa, a mais tradicional.
Amamos a BATATA ASTERIX/ROSADA porque tem menos água e mais amido. E sendo assim é perfeita para fazer batata frita, purê de batatas, nhoque e outros pratos que com batata com muita água perdemos sabor, consistência.
Batata asterix Fica ótima frita e principalmente com a casca, já que possui mais amido do que água.
A “Ágata” cozimento e purê. A “Catucha” é para palitos.
O diferencial da batata Yacon é que ela possui mais água em sua composição que as demais. Ela possui mais de 90% de água em sua composição e apenas 8% de carboidratos. A Yacon é a batata que engorda menos da nossa lista.
Entre os dois tubérculos, quem merece mais espaço à mesa é a batata-doce. “Ela é fonte de cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitaminas A, C e E, além das do complexo B”, descreve a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.
De acordo com Vanessa, a mesma quantidade de batata doce tem mais calorias e mais carboidratos do que a batata inglesa. Por outro lado, devido a quantidade de fibras, a batata doce acaba tendo um índice glicêmico menor, e por isso as pessoas acabam dizendo que ela é melhor do que a inglesa.
A batata tem menos calorias, menos hidratos de carbono (com um índice glicémico inferior), menos proteína e mais fibra do que o arroz. Além disso, apresenta uma riqueza vitamínica bastante superior. Por outro lado, o arroz possui mais zinco e sódio, enquanto a batata apresenta maiscálcio, potássio, fósforo e magnésio.
O tubérculo apresentou uma qualidade nutricional muito melhor do que arroz branco e farinha branca, grãos processados industrialmente. Batatas costumam ser comparadas aos grãos refinados em dietas, já que ambos têm alto teor de carboidrato.