Os gabaritos foram liberados no dia 1º de fevereiro de 2021. Os recursos foram recebidos nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2021. O gabarito definitivo será liberado em 22 de fevereiro de 2021.
– 1º dia: prova objetiva de Conhecimentos Gerais com 60 questões relacionadas às disciplinas da formação geral básica (Português/Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Matemática, Química, Física, Biologia, Filosofia, Geografia e História).
Dos 9.726 candidatos convocados para a segunda fase, 1.107 não compareceram para a prova de Compreensão e Produção de Textos, o que equivale a 10,81% do total (abstenção praticamente igual à da segunda fase do vestibular anterior, que foi de 10,58%). A prova foi aplicada em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo.
Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!
Além das mudanças no modelo, a Cops deverá ainda instituir um canal permanente de diálogo com as escolas e realizar cursos de formação para professores do Ensino Médio para entenderem o que é solicitado e como será cobrado o conteúdo das provas. Outra proposta é realizar visitas às escolas e uma revisão da lista de obras literárias, incluindo outras linguagens, como por exemplo álbuns de alguns compositores.
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) divulgou nesta sexta-feira, 9 de abril, o resultado do processo seletivo Quero ser UFMS 2021, para quem fez Enem, Vestibular e PASSE nos últimos anos.
Por fim, a terceira questão apresentava dois textos de apoio sobre inteligência artificial, solicitando aos candidatos um texto argumentativo-dissertativo a partir de uma frase do médico Luiz Carlos Lobo: “Quando você passa muito tempo deitado, sem mexer com as pernas, cria uma atrofia. Se você fica muito tempo sem mexer com a sua mente, ela também vai ficar mais preguiçosa”.
Para quem fez as duas primeiras etapas do Passe só foram aplicadas as 60 questões objetivas e as notas devem ser liberadas no dia 10 de março.
– As obras de literaturas deverão ser indicadas nas seguintes categorias: a) autora mulher, b) autor paranaense, c) autor contemporâneo, d) autor de séculos anteriores, e) autor africano que escreve em língua portuguesa/autor português, f) autor que fale sobre os negros, g) obras que instiguem a reflexão sobre a realidade social e econômica do país, h) contos, i) álbum de música, j) poesia. Uma única obra poderá apresentar mais de uma categoria. O número de obras de literaturas solicitadas deverá ser oito, sendo a maior parte delas de domínio público. As obras de literaturas deverão ser substituídas 50% a cada três edições do vestibular.
Devido ao atraso do cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1, as vagas do primeiro semestre não serão oferecidas no sistema e foram divididas em 80% para o Vestibular e 20% para o Passe.
Para mais informações acesse o Site da UFMS ou consulte os editais (Vestibular | Passe).
Os cursos da Unesp são oferecidos nas seguintes cidades: Araçatuba (126 vagas), Araraquara (764), Assis (352), Bauru (992), Botucatu (538), Dracena (70), Franca (369), Guaratinguetá (274), Ilha Solteira (265), Itapeva (66), Jaboticabal (252), Marília (400), Ourinhos (54), Presidente Prudente (529), Registro (64), Rio Claro (423), Rosana (58), São João da Boa Vista (70), São José do Rio Preto (391), São José dos Campos (108), São Paulo (185), São Vicente (72), Sorocaba (72) e Tupã (102).
Para os cursos do Instituto de Artes, na capital, e de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design, em Bauru, é aplicada a prova de habilidades, conforme o calendário do Manual do Candidato, disponível para consulta nas páginas da Unesp e da Vunesp.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
Nesta segunda-feira, a partir das 14 horas, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Específicos, para 6.619 candidatos. A prova terá duração de 5 horas para os candidatos inscritos em cursos que optaram por duas específicas e de 2h30 para os que optaram por apenas uma. A prova de habilidades específicas para o curso de Música será aplicada no mesmo dia, porém a partir das 10h30.
Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!
às 18h
UFMS: Prova Objetiva A primeira etapa do vestibular tradicional é a Prova Objetiva. Ela aconteceu no dia 29 de janeiro, das 8h às 13h. São 60 questões de múltipla escolha, sendo 15 de cada uma das disciplinas cobradas. A prova vale 120 pontos, sendo que cada questão corresponde a 2 pontos.
8.
A Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD nasceu do desmembramento do Centro Universitário de Dourados, antigo CEUD, campi da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
sexta-feira, 12 de março
O Processo Seletivo Permanente de Remoção é o instituto que trata da formação de cadastro de reserva de vagas para remoção de servidores para outra localidade dentro do polo a que pertence.
CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
SOBRE a CIDADE