Para Piaget (1983), a cognição humana é uma forma de adaptação biológica na qual o conhecimento é construído aos poucos a partir do desenvolvimento das estruturas cognitivas que se organizam de acordo com os estágios de desenvolvimento da inteligência.
A importância da cognição na vida das pessoas Cognição é a habilidade de processar informações com o intuito de proporcionar ao indivíduo a capacidade de perceber, compreender, integrar-se e responder aos vários estímulos presentes no ambiente. Isso permite à pessoa a pensar e avaliar alguma atividade social ou tarefa.
Falar de linguagem e cognição é falar de algo semelhante a um domínio responsável pelas representações. Assim, falar de aquisição ou desenvolvimento da linguagem, seja qual for a teoria que esteja como pano de fundo, é falar da capacidade de julgamento, avaliação, atribuição de valores ou significados.
O desenvolvimento cognitivo é uma área da neurociência que estuda as formas como os indivíduos desenvolvem a capacidade de compreender o mundo, interagir com ele e a pensar a respeito de tudo o que acontece ao seu redor.
O que é Cognitivo: Cognitivo é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento (cognição). A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
Ciência Cognitiva é a alcunha genérica para um conjunto de esforços interdiciplinares visando a compreender a mente e sua relação com o cérebro humano. Desse esforço fazem parte as seguintes grandes áreas: as neurociências, a psicologia, a linguística, a filosofia e a inteligência artificial.
De acordo com Ramos (2013, p. 20),os jogos cognitivos referem-se a “um conjunto de jogos variados que trabalham aspectos cognitivos, propondo a intersecção entre os conceitos de jogos, diversão e cognição”.
Os jogos cognitivos eletrônicos propõem desafios que exigem o exercício de aspectos cognitivos como memória, raciocínio lógico, cálculo, criatividade, resolução de problemas e atenção, por exemplo. ... Esses jogos podem ter diferentes formatos como jogos de desafios, tabuleiro e digitais.
No que se refere a esse aspecto, Vigotsky (1989) destaca que o jogo cria Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZPD). Assim, o jogo traz benefícios sociais, afetivos e cognitivos para a criança e permite trabalhar aspectos como a imaginação, a imitação e a regra.
As regras em todos os esportes são estabelecidas para garantir uma disputa justa entre competidores e promover um ambiente de boa esportividade. É de vital importância que todos os jogadores que queiram participar em um determinado esporte, obtenham os recursos que precisam para aprender as regras e aderir a elas.
Foi possível observar a partir da aplicação da atividade que, os jogos eletrônicos melhoram habilidades cognitivas como, a atenção, concentração, a visão, habilidades estratégicas, raciocínio lógico, capacidade de responder aos estímulos rapidamente e motivação para não desistir mesmo não conseguindo encontrar a ...
Através dos jogos de salão, que também são conhecidos como jogos de tabuleiros, os alunos são estimulados tanto na parte afetiva, quanto na cognitiva. É importante vivenciar o jogo, saber sobre a cultura, levar a história, valorizar a cultura desses tipos de jogos, na escola com os alunos.
Além do caráter lúdico e divertido que proporciona ao jogador, os jogos também desenvolvem funções que vão além do entretenimento. O jogo é social quando estimula os alunos a se relacionarem entre si durante as partidas, bem como os incentiva á obedecerem às regras e limites do adversário.
Os jogos de salão são jogos de tabuleiro ou mesa que utilizam peças para representação dos jogadores. Possuem regras pré-determinadas. Os jogos de salão são caracterizados pela utilização do raciocínio lógico e de estratégias minuciosamente elaboradas, requerendo do jogador muita atenção e concentração durante o jogo.
Resposta. Jogos de salão são atividades lúdicas que têm com especificidade a sua realização em locais fechados. No entanto, a atividade deve ser entendida em seu contexto mais amplo, como algo que surgiu para atender as necessidades de um grupo em determinado momento.
Motivar os colaboradores Como mostramos, os jogos são atividades que ajudam a despertar a motivação das pessoas — e isso também se aplica a sua vida profissional. Os elementos lúdicos reduzem o peso das atividades obrigatórias, engajando os colaboradores em processos como treinamento e desenvolvimento.