Nossa coluna possui 33 vértebras que se alternam com discos intervertebrais e dão mobilidade ao tronco, permitindo as mais diversas posições. ... Além disso, a coluna protege a medula espinhal e os nervos espinhais, sustenta todo o peso do corpo, e tem papel essencial no movimento de braços e pernas e na nossa locomoção.
A coluna vertebral recebeu o nome de "coluna" justamente por sua função de sustentação. ... A coluna serve de apoio para as outras partes do esqueleto, as vértebras têm um canal por onde passa a medula nervosa, como elas se articulam, podemos nos movimentar.
Importância das curvaturas fisiológicas da coluna vertebral As curvaturas fisiológicas da coluna tem a função de aumentar a flexibilidade e a capacidade de absorver choques e, ao mesmo tempo manter a tensão e a estabilidade adequada das articulações intervertebrais.
Já o ligamento interespinhal encontra-se entre os processos espinhosos adjacentes, sendo fino e quase membranáceo. Limita a flexão do tronco e também auxilia o retorno para a posição ereta, ajudando na proteção de lesões discais. ... O ligamento interespinhal também se funde com o ligamento supraespinhal.
A coluna, por si só, apresenta curvaturas normais que consistem em curvatura convexa anterior no pescoço (região cervical), convexa posterior na coluna superior (região torácica), convexa anterior (região lombar) e levemente convexa posterior na região sacral.
A coluna vertebral é formada de pequenos ossos, chamados vértebras, e quando observada de lado possui dois tipos de curvaturas naturais: a cifose e a lordose.
São consideradas curvaturas naturais da coluna: lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar.
O que são alterações posturais?
Desvios posturais: quais são os principais e como fazer o...
A coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber: Lordose/cervical (convexa ventralmente); Cifose/torácica (côncava ventralmente); Lordose/lombar (convexa ventralmente); Cifose/pélvica (côncava ventralmente).
Alterações na coluna representadas por desvios anormais ou acentuamento de curvas normais já existentes é o que chamamos de desvios posturais. ... Em casos de desvios posturais, há alterações nesta conformação natural.
As conseqüências são diversas envolvendo problemas no equilíbrio, alterações nos discos intervertebrais, alterações torácicas e consequentemente na mecânica respiratória, dores generalizadas nas costas, alterações estéticas e funcionais.
hipercifose
Dá-se o nome de hiperlordose ao aumento da curvatura lombar da coluna. Esse desvio pode causar dores quando a pessoa fica muito tempo em pé e ao praticar atividades que causam a extensão da coluna lombar.
A escoliose é a curvatura anormal da coluna vertebral no plano coronal (lateral). A escoliose de entre 10° e 20° é chamada leve. Menos do que 10° é variação postural. Lordose ou a hiperlordose é o encurvamento excessivo da parte inferior da coluna, e é muitas vezes associada à escoliose ou cifose.
Resposta. Explicação: As curvas em nossa coluna vertebral ajudam a parte superior do corpo a manter alinhamento e equilíbrio adequados. No entanto, quando existem curvas anormais por toda a coluna vertebral, referimo-nos a isso como escoliose.