Origem do Cubismo O marco para o surgimento do cubismo foi em 1907, com a tela Les Demoiselles d'Avignon (As damas d'Avignon), do pintor espanhol Pablo Picasso. ... Ao lado de Picasso, o pintor e escultor francês Georges Braque também foi fundador do movimento cubista.
Primeiro estilo de arte abstrata do século XX cujo período mais importante do estilo é de 1907 a 1914. As primeiras obras verdadeiramente cubistas são aquelas em que pessoas, paisagens e objetos são representados por sólidos multilaterais. Seus originadores foram Pablo Picasso e Georges Braque.
Entre os artistas brasileiros mais conhecidos que utilizaram o cubismo em suas peças, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti e Anita Malfatti ganham posição de destaque.
O cubismo surgiu como um movimento artístico-cultural em 1909 e teve fim em 1914. Entretanto, a estética só começou a ganhar destaque no Brasil após a Semana de Arte Moderna de 1922.
Considerado um divisor de águas na história da arte ocidental, o cubismo recusa a idéia de arte como imitação da natureza, afastando noções como perspectiva e modelagem, assim como qualquer tipo de efeito ilusório. "Não se imita aquilo que se quer criar", diz Georges Braque, outro expoente do movimento.
Pablo Picasso
Chocou a burguesia e promoveu calorosos debates na academia. Foi essa polêmica pintura, baseada nos conceitos da Arte Negra, que traçou os rumos da Arte Moderna, conforme explica o especialista Christian Heymès.
A utilização de cones, cilindros, esferas, círculos e triângulos para retratar a realidade foi a principal característica do cubismo.