O eletroscópio de folhas é um instrumento que consiste basicamente em um tubo que apresenta uma haste condutora com duas folhas metálicas e uma esfera metálica. Quando aproximamos um corpo eletrizado da esfera, essas folhas metálicas repelem-se, demonstrando a existência de carga elétrica.
e) A função do eletroscópio é determinar a carga elétrica de um material eletrizado. O eletroscópio é um dispositivo utilizado para determinar se um corpo está ou não eletrizado e possui seu funcionamento baseado no princípio da indução eletrostática.
O eletroscópio funciona da seguinte maneira: aproxima-se um material eletrizado da esfera condutora. Pelo processo de indução, as cargas de mesmo sinal do material eletrizado são repelidas para as duas folhas metálicas.
O eletroscópio é um aparelho destinado a identificar a existência de cargas elétricas, ou seja, identificar se um corpo está eletrizado. Os tipos mais comuns de eletroscópios são o pêndulo eletroscópico e o eletroscópio de folha.
Considera-se um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro. O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este passe a estar eletrizado denomina-se eletrização.
→ Corpo eletrizado positivamente: tem um número menor de elétrons que de prótons em sua composição. O corpo tem falta de elétrons. → Corpo eletrizado negativamente: tem um número maior de elétrons que de prótons em sua composição.
Os átomos são eletricamente neutros no estado fundamental, pois a quantidade de prótons no núcleo (partículas positivas de carga igual a +1) é igual ao número de elétrons presentes na eletrosfera (partículas negativas de carga igual a -1), sendo assim essas cargas se anulam.
Os átomos podem ser eletricamente neutros (número de prótons igual ao número de elétrons). Os átomos podem ser eletricamente carregados (número de prótons diferente do número de elétrons).
Resposta. Um átomo eletricamente neutro é aquele que possui o mesmo número de elétrons e de prótons. Se retiramos elétrons de um átomo neutro ele fica carregado positivamente. Se acrescentamos elétrons em um átomo neutro ele fica carregado negativamente.
Podemos afirmar que quando um átomo está eletricamente neutro,positivamente,e negativamente, significa dizer algo sobre as suas cargas elétricas. ele deve apresentar o mesmo número de elétrons e de prótons. Quando são retirados elétrons de um átomo neutro, dizemos que ele fica carregado positivamente.
Quando um elemento perde elétrons em uma ligação química, a quantidade de prótons excede a quantidade de elétrons e ele se transforma em um sistema eletricamente positivo, ou seja, um cátion.
Se o átomo ganhar elétrons, ele torna-se um ânion, ficando com carga negativa. Por outro lado, se o átomo perder elétrons, ele fica com carga positiva e é chamado de cátion.
Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions: Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. Exemplos: N-3, Cl-, F-1, O-2. Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.