É normal o bebê golfar (regurgitar) até por volta dos 7 meses de idade, pois o estômago do bebê fica facilmente cheio, o que gera um pequeno vômito, também conhecido como 'golfada'.
Todas as atividades devem ser feitas em frente aos espelhos, sempre estimulando a observação. Incentive os pequenos a observar a própria imagem. Peça que eles toquem diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços.
O golfar é normal até os 6 à 7 meses de idade, época em que começa a introdução de outros alimentos mais pastosos, que o o leite materno e a mamadeira, e também com a posição mais ereta da criança.
Mas e se o bebê golfar? Segundo pediatras, estudos mostram que, numa situação como essa, o bebê reage naturalmente tossindo e, com isso, não respira o vômito e ainda chama a atenção dos pais. Colocar o bebê para dormir com muita roupa é um dos fatores de risco de morte súbita.
“A nossa válvula cárdia, localizada entre o esôfago e o estômago, se desenvolve conforme crescemos, e nos recém-nascidos elas são mais moles, por isso eles têm mais facilidade em vomitar do que os adultos”, explica o médico.
Se seu filho regurgitar com frequência, veja algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo:
Sinais de alerta do recém-nascido
O que fazer quando o bebê vomita Quando o bebê vomita é importante não insistir na mamada e, na refeição seguinte, deve-se dar de mamar ou a mamadeira como normalmente. Além disso, durante períodos de vômito, é recomendado deitar o bebê de lado, e não de dorso, para evitar que sufoque, caso vomite.
Problemas com a alimentação. Durante os primeiros meses de vida, o vômito costuma estar associado com problemas na hora de se alimentar. O excesso de alimento causa vômito. Outro fator menos comum é a alergia dos pequenos às proteínas presentes no leite materno ou no leite de fórmula.