EQST

Qual A Origem Da Creche?

Qual a origem da creche?

As primeiras creches surgiram no século XIX na Europa e no início do século XX no Brasil, precedidas pela estruturação do capitalismo, a crescente urbanização e a Page 2 necessidade de reprodução da força de trabalho composta por seres capazes, nutridos, higiênicos e sem doenças.

Como funciona a educação infantil?

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. No Brasil, ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, sendo obrigatória a partir dos quatro anos. Até os três anos, a criança deve ser matriculada em uma creche; entre quatro e cinco anos de idade, na pré-escola.

O que são os Parâmetros Curriculares Nacionais educação infantil?

Os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais são diretrizes elaboradas para orientar os educadores por meio da normatização de alguns aspectos fundamentais concernentes a cada disciplina. Os PCNs servem como norteadores para professores, coordenadores e diretores, que podem adaptá-los às peculiaridades locais.

O que diz os Parâmetros Curriculares Nacionais sobre a Educação Infantil?

Os “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Infantil” propõem critérios curriculares para o aprendizado em creche e pré-escola. Buscam a uniformização da qualidade desse atendimento. ... A base do parâmetro é transformar o contato das crianças com os educadores em relações de aprendizado.

Qual a importância dos indicadores de qualidade da educação infantil?

Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil são uma metodologia de autoavaliação escolar que estimula a gestão democrática, envolvendo diferentes agentes da escola: crianças, professores(as), gestores(as), funcionários(as), familiares, representantes de organizações locais, entre outros.

Como aplicar os indicadores de qualidade na educação infantil?

Como avaliar a qualidade da Educação Infantil na sua escola

  • Planejamento institucional;
  • Multiplicidade de experiências e linguagens;
  • Interações;
  • Promoção da saúde;
  • Espaços, materiais e mobiliários;
  • Formação e condição de trabalho das professoras e demais profissionais;
  • Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.