A chamada Rusga foi um movimento de revolta que ocorreu no contexto do Período Regencial brasileiro, na então Província de Mato Grosso, atuais Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Constitui-se num reflexo da então crescente rivalidade entre portugueses e brasileiros o que na verdade ocorreu em Cuiabá.
A Rusga em si consistiu num levante armado realizado pela oposição (liberais), com o objetivo de derrubar o Governo conservador e assumir o poder em Mato Grosso, e também queriam, os mais exaltados, assassinar a elite lusitana e os grandes latifundiários.
No ano de 1834, as disputas naquela província culminaram em um violento confronto que ganhou o nome de Rusga. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Segundo pesquisas, os liberais mato-grossenses organizaram um enorme levante que pretendia retirar os portugueses do poder com a força das armas.
Quanto à Rusga, revolta que se desenvolveu em Mato Grosso durante a Regência, pode-se afirmar. a) Foi composta majoritariamente pelos Caramurus, grupo político que desejava o retorno de Dom Pedro I e a volta do Brasil à condição de colônia.
A divisão de Mato Grosso em dois estados aconteceu devido a um processo demorado em que foram levados em consideração aspectos sócio-econômicos, políticos e culturais. ... O crescimento sócio-econômico do Sul do estado com a pecuária e a exploração da erva-mate marcaram o movimento.
Joaquim Marques Lisboa
Pedro II do Brasil
os motivos dessa revolta foram a extrema miséria do povo paraense e o descaso o qual eram tratados os povos da região norte do brasil. a denominação cabanagem remete ao tipo de habitação da população ribeirinha mais obre,formada principalmente por mestiços,escravos libertos e índios.
As principais causas da revolta podemos apontar: as elites provinciais queriam tomar as decisões político-administrativas da província; descaso do governo regencial para com os habitantes do Grão-Pará; os cabanos, por sua parte, queriam melhores condições de vida e trabalho.
Enquanto o número normal de chibatadas era 25, esse marujo foi açoitado 250 vezes, chegando a desmaiar durante a punição. ... O motim culminou na morte de dois oficiais da Marinha e também do comandante do Encouraçado Minas Gerais, navio que foi palco da Revolta da Chibata.
Cabanagem foi como ficou conhecida a revolta que ocorreu entre 1835-1840 na antiga província do Grão-Pará (não confundir com a Cabanada, que ocorreu em Pernambuco e Alagoas em 1832). A Cabanagem foi uma das maiores revoltas com participação popular da história do Brasil. ...
O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará. Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida (trabalho, moradia, comida). Já os fazendeiros e comerciantes, que lideraram a revolta, pretendiam obter maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.
O que é Cabano: Cada um dos líderes da revolta popular chamada Cabanagem ocorrida no Estado do Pará entre os anos de 1831 a 1840; Aquele que vivia às margens dos rios amazônicos, em humildes cabanas. O povo cabano era na maioria índios e mamelucos e era explorado pelo branco português, bem sucedido em suas empresas.
Os grupos envolvidos era principalmente negros, índios e mestiços muito pobres que trabalhavam na exploração de produtos da floresta e moravam em cabanas à beira dos rios e que foram submetidos à exploração dos poderosos da região, que deu origem a revolta desses grupos em 1835, depois popularmente conhecido como a ...
As disputas políticas e territoriais, motivadas pelas elites do Grão-Pará; as elites provinciais queriam tomar as decisões político-administrativas da província; descaso do governo regencial para com os habitantes do Grão-Pará; os cabanos, por sua parte, queriam melhores condições de vida e trabalho.