"Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia". Para aqueles que praticam alguma atividade física com regularidade, a alimentação é um fator fundamental para garantir um bom resultado.
Uma dieta equilibrada e nutritiva deve ter cinco características essenciais: Adequação da dieta para as necessidades do corpo naquele momento; qualidade, com a variedade de alimentos que satisfação as necessidades do corpo com alimentos nutritivos; quantidade suficiente para atender às necessidades do organismo; ...
Alimentação equilibrada ou balanceada é aquela que oferece numa mesma refeição pelo menos um alimento de cada grupo (Energéticos, Construtores e Reguladores), pois assim conseguimos todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver em harmonia.
Uma alimentação saudável e balanceada é composta por "comida de verdade", ou seja, alimentos que vêm da natureza, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carnes com pouca gordura, peixes, ovos e água. Além disso, alimentar-se várias vezes ao dia estimula o metabolismo.
Resposta. É considerada uma alimentação variada aquela que não tem repetição direta . É considerada uma alimentação equilibrada aquela que tem os níveis de sais minerais , açucares e outras substancias bem divididas e no índices certos.
Uma alimentação saudável e equilibrada tem com objetivo, manter nosso organismo em perfeito funcionamento, fortalecer os ossos, construir e reconstruir tecidos musculares, manter e desenvolver a saúde mental, entre outros benefícios. Todos os alimentos são compostos por nutrientes que ajudam nesse processo.
Ela explica: "A versatilidade alimentar baseia-se em dois grupos: Alimentos de origem animal e vegetal. Os de origem animal são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas e minerais, mas não contêm fibras e podem apresentar elevada quantidade de calorias por grama e teor excessivo de gorduras não saudáveis.
Uma dieta variada, rica em vitaminas, antioxidantes e fibras, gera mais energia. A ansiedade, a pressão e o corre-corre que geralmente aparecem na rotina do trabalho podem fazer com que as pessoas deixem de lado a importância de se alimentar corretamente.
A pedra angular de uma dieta saudável deve ser substituir alimentos processados por alimentos frescos e naturais sempre que possível....Gorduras
– As pessoas que querem emagrecer devem optar pelas alternativas integrais, que dão uma sensação maior de saciedade, além de evitar açúcares e alimentos industrializados. Para evitar a monotonia de consumir sempre os mesmos alimentos durante a dieta, é importante variar nas combinações e na própria preparação.
Um programa nutricional adequado é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, como diabetes e doenças do coração, por exemplo.
Resposta. A alimentação rica em nutrientes pode prevenir doenças como: hipertensão, obesidade, diabetes, gastrite, alergias, etc. Além disso, ingerir alimentos com grande quantidade de aditivos químicos, hormônios, agrotóxicos, entre outros, também pode causar uma série de riscos à saúde.
Experimente comer só proteína magra (frango, peixe, ovo) por dois dias. No restante da semana, volte a incluir porções moderadas de carboidrato (arroz e massas integrais, grãos, batata, frutas) no cardápio.
Quem está de dieta não pode consumir carne vermelha A carne vermelha faz mal à saúde quando é consumida em excesso e quando contém gordura, ou seja, rica em colesterol. Prefira sempre os cortes mais magros, como patinho ou lagarto.
Por isso a carne seca faz parte da dieta Dukan “Uma prova de que o alimento pode fazer parte de uma dieta com foco na perda de peso é que ela é permitida na dieta Dukan, conhecida por priorizar o consumo de proteínas e gorduras e promover uma redução significativa na ingestão de carboidratos.”
Evitá-las em sua dieta pode ser um erro, pois em apenas 100 gramas de carne moída magra existem mais de 27 gramas de proteína. Embora uma porção também contenha 11 gramas de gordura, o que separa a carne de seus concorrentes são todas as vitaminas e minerais adicionais que ela contém.
Carnes vermelhas não são bem digeridas enquanto dormimos No entanto, seu consumo não é indicado para a última refeição do dia pelo seguinte motivo: por ser rica em proteínas, ela não será devidamente digerida com o metabolismo mais lento que o organismo tem nesse horário.
Além disso, as carnes possuem ferro, um mineral extremamente importante para o nosso organismo e responsável por evitar anemias. Nutricionistas afirmam que o ideal é ingerir carne vermelha três vezes por semana....Os mais indicados são: