Função. Devido ao trajeto de suas fibras, quando o pectíneo se contrai ele promove tanto a flexão quanto a adução da coxa na articulação do quadril. Quando o membro inferior encontra-se na posição anatômica a contração do músculo causa primeiro flexão na articulação do quadril.
Em anatomia, as aurículas ou átrios são duas cavidades do coração, localizadas uma em cada lado acima dos ventrículos, dos quais são separadas por válvulas cardíacas. ... São constituídas por tecido muscular estriado cardíaco.
As paredes atriais são constituídas de músculos pectíneos, que formam uma bolsa conhecida como aurícula direita. A crista terminal separa as camadas musculares cardíaca e lisa das paredes atriais, enquanto o septo interatrial divide os átrios.
Músculos papilares são músculos que, relaxados, deixam frouxas as cordas tendíneas que abrem as valvas mitral (bicúspide) e a tricúspide e, contraídos, retesam as cordas tendíneas que fecham essas valvas. São encontrados no ventrículo esquerdo e direito do coração.
Três músculos papilares estão presentes no ventrículo direito e envolvidos com o funcionamento da valva tricúspide. São eles: o músculo papilar septal, o músculo papilar anterior e o músculo papilar posterior.
As trabéculas cárneas, feixes irregulares de miocárdio que se salientam na superfície interna do ventrículo. E os músculos papilares, projeções do miocárdio que tem a função de manter as cordas tendíneas retesadas durante a sístole. ... A valva que separa o ventrículo direito do tronco pulmonar é a valva pulmonar.
As trabéculas cárneas são colunas musculares arredondadas ou irregulares que se projetam da superfície interior dos ventrículos direito e esquerdo do coração.
Tricúspide - Possui três folhetos. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio direito e o ventrículo direito. Aórtica - Permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo esquerdo em direção à aorta. Pulmonar - Permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo direito em direção à artéria pulmonar.
Válvula pulmonar é a válvula que separa o ventrículo direito cardíaco do tronco da artéria pulmonar. Se encontra aberta na sístole cardíaca, permitindo a passagem do sangue do ventrículo para a circulação pulmonar.
A válvula aórtica situa-se na abertura entre o ventrículo esquerdo e a aorta. A válvula aórtica se abre à medida que o ventrículo esquerdo se contrai para bombear sangue na aorta.
Válvula aórtica ou valva aórtica é uma das quatro válvulas cardíacas, separando o ventrículo esquerdo cardíaco da artéria aorta. Se encontra aberta na sístole cardíaca, permitindo a passagem do sangue do ventrículo para a circulação sistêmica.
A válvula pulmonar situa-se na abertura entre o ventrículo direito e os vasos sanguíneos que vão para os pulmões (artérias pulmonares). A válvula pulmonar se abre à medida que o ventrículo direito se contrai para bombear sangue para os pulmões.
A válvula tricúspide se abre para permitir que o sangue do átrio direito encha o ventrículo direito e se fecha para impedir o refluxo de sangue para o átrio direito, enquanto o ventrículo direito se contrai para bombear sangue para os pulmões.
A insuficiência ou regurgitação tricúspide (IT) é uma lesão valvar relativamente comum, podendo ser classificada em primária, quando a lesão é no próprio aparelho valvar tricúspide, ou secundária, quando ocorre por dilatação do VD e/ou hipertensão pulmonar.