3) Use a marcha adequada para fazer a ultrapassagem Tem que reduzir. Para quarta, ou ás vezes para terceira. E isso vale também para carros potentes. Não é porque você tem um carro 2.
O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.”
28)Não são técnicas adequadas para a realização de uma ultrapassagem segura: A) Realizar sinalização clara e redobrar a atenção. ... D) A ultrapassagem pelo acostamento. 29)Quando você estiver conduzindo um veículo lembre-se de que, também, é passageiro e pedestre.
Para evitar acidentes Quando aproximar-se de um cruzamento, é importante redobrar a atenção e sempre respeitar à preferência das vias. Se não houver sinalização, a preferência é de quem se aproxima pela direita. “Além disso, quem estiver circulando por rodovias e em rotatórias também tem a preferência.
Se o veículo aquaplanar, a primeira coisa a se fazer é manter a calma e não pisar no freio bruscamente. Isso poderá causar o travamento das rodas, agravando a situação. ... Além disso, assegure-se de manter o volante na trajetória, mas sem movimentos bruscos que podem fazer o veículo rodar na pista.
Em primeiro lugar, reduza a velocidade e assim que sentir que o carro já não está mais no seu controle, tire o pé do acelerador. É importante frisar que, em caso de aquaplanagem você jamais deve acionar o freio bruscamente. Se o veículo possuir sistema de ABS os efeitos de uma frenagem brusca serão minimizados.
Como evitar:
Para recuperar o controle da direção quando o carro derrapar, a primeira ação recomendada a se fazer é reduzir a velocidade. Isso deve ser feito retirando o pé do pedal do acelerador lentamente. Além disso, o volante deve estar esterçado para o lado de dentro da curva.
Levante ligeiramente o pé do acelerador. Desacelerar demasiado rápido vai fazer com que as rodas traseiras derrapem também. Não toque nos pedais de freio e embreagem e não endireite o volante. Prefira manter as rodas viradas, sem rodar o volante de forma brusca ou excessiva.
Por outro lado, quando a derrapagem acontecer com os pneus traseiros, você precisa tirar o pé do acelerador, girar o volante na direção para onde a traseira esteja derrapando e apenas acelerar o carro quando as rodas estiverem novamente alinhadas. ... Somente endireite as rodas quando recuperar o domínio da direção.
"É preciso que o pedal do freio seja pressionado firmemente, até o veículo parar por completo, alerta Hanashiro. “O ABS também permite fazer o desvio de trajetória durante a frenagem, algo impossível com as rodas travadas.”
Como e quando parar em cruzamentos com sinalização? Em um cruzamento com placa de parada obrigatória (PARE), o veículo deve ser totalmente imobilizado, mesmo se o trânsito estiver livre. JAMAIS deixe de parar em um cruzamento com placa de “PARE”. No exame prático, não respeitar a placa de "PARE" é falta eliminatória.
Use os freios ao invés da embreagem para manter o veículo parado em subidas, vale também o freio de mão; Se o seu carro for de câmbio manual, não deixe o pé apoiado no pedal da embreagem enquanto dirige.
Faça o seguinte:
Como parar/estacionar carro automático em ladeiras
Recém-habilitados: Dicas para sair com o carro na subida!
Em descidas longas, como descidas de serra, coloque o câmbio em 3 ou 2, dependendo da velocidade. Caso contrário o câmbio engatará a última marcha e o carro ficará sem freio motor. Utilizar o freio de serviço em descidas de vários quilômetros provoca seu superaquecimento e consequente perda de capacidade de frenagem.
Apesar de toda comodidade que o câmbio automático traz aos motoristas, é necessário tomar alguns cuidados com seu uso. Isso porque, dependendo do modelo de carro e dos reparos que precisarem ser efetuados caso haja algum problema, os custos do conserto podem variar de R$ 4 mil a R$ 30 mil.
se você chegou até aqui, está preparado para qualquer tipo de notícia. A primeira é que sim, existe a possibilidade de se trocar um câmbio automático por um manual, isso irá depender completamente de cada caso a ser estudado.
Mais eficiência: um carro com câmbio manual pode ter um consumo de combustível até 10% menor do que o mesmo modelo com câmbio automático.
A definição traduzida de CVT é “transmissão continuamente variável”. ... Para ver como funciona um CVT, você precisa entender um câmbio manual e uma transmissão automática tradicional. Um câmbio manual tem um determinado número de marchas e o motorista determina a relação de marchas necessária.
Por que câmbio automático consome mais combustível? De acordo com especialistas neste assunto, o câmbio automático possui uma estrutura muito mais complexa para ser instalado, levando a um gasto de até 15% a mais de combustível porque as suas trocas de marchas ocorrem com rotações mais altas.
Continue lendo:
Câmbio automático: 3 dicas para consumir menos combustível