E para começar vamos falar das funções Máximo e Mínimo que servem, respectivamente, para retornar o maior e o menor valor de uma tabela (faixa de células ou intervalo de dados).
Para os juros compostos, utilizamos a fórmula F = P*(1+J)T. Nessa fórmula, F equivale ao valor final, obtido após um período X; P é o capital principal, J é a taxa de juros e N o número de períodos em que os juros serão aplicados. Veja o exemplo abaixo: Na célula B4, coloque o valor final (F).
Para iniciar a tabela Price vamos começar com a primeira linha somente tendo o valor do saldo devedor, que é igual a célula H1. O próximo passo é começar pelo pagamento, pois esse valor será constante. Para isso vamos utilizar a fórmula PGTO do Excel. Essa é a fórmula para calcular o pagamento.
Tabela Price
Saiba como funciona o Sistema de Amortização Constante (SAC) E para calcular o valor da amortização de uma parcela pelo método SAC, é preciso dividir o valor total da dívida pelo número de meses de parcelas. Assim, se obterá o montante das amortizações e somar os juros.
Você só precisa multiplicar o valor da dívida atual (saldo devedor) pelos juros. No nosso exemplo a dívida é de 300.
Como funciona esse sistema de amortização? Na tabela SAC, o valor da amortização nas parcelas mensais do financiamento se mantém o mesmo até a quitação da dívida. O que altera é o valor mensal dos juros, que decresce com o passar com tempo.
Richar Price define um plano de amortização da dívida pública do Reino Unido, fundamentada em juros capitalizados de forma composta, o que originou a atual tabela Price.
Richard Price