Macrófagos residentes no tecido, ao detectar a presença de microrganismos ou de uma lesão, recrutam neutrófilos circulantes para o local lesado por meio de um processo chamado recrutamento leucocitário, nas seguintes fases: captura/ativação, rolamento, adesão, e transmigração (KENNEDY; DELEO, 2009; KOBAYASHI; DELEO, ...
Os neutrófilos são a primeira linha de defesa do organismo: fagocitam, matam e digerem fungos e bactérias. Os fagócitos atuam na inflamação, processo no qual há resposta do tecido no local da lesão.
São produzidos na medula óssea vermelha ou em tecidos linfoides e protegem o organismo contra infecções. Os leucócitos alcançam o tecido conjuntivo ao migrar (diapedese) através da parede dos capilares e das vênulas.
Os leucócitos percorrem um caminho desde o lúmen do vaso até o tecido intersticial seguindo uma sequência de eventos, como: a adesão ao endotélio; transmigração para dentro do endotélio (diapedese); migração para o tecido intersticial através de estímulos quimiotáticos.
Fagocitose: mecanismo de ingestão de uma partícula sólida pela célula. Os leucócitos fagocitários são os neutrófilos, eosinófilos e monócitos. Os neutrófilos são geralmente os primeiros a chegar aos focos de inflamação, onde iniciam a fagocitose e se concentram principalmente contra as bactérias.
Mediadores Químicos da Inflamação Derivados de Células
A migração celular leucocitária é regulada pela interação dos leucócitos circulantes com as células endoteliais dos vasos sanguíneos. Este processo é regulado por moléculas superficiais de sinalização no tecido endotelial e também é favorecido por processos hemodinâmicos.
Os leucócitos se aderem à parede endotelial, primeiro de forma transiente, depois mais avidamente; logo depois, migram ativamente através de diapedese pela parede do vaso, por entre junções interendoteliais, em direção ao espaço extravascular; é a migração leucocitária.
A quimiotaxia trata-se do processo de migração das células em direção a um gradiente químico. Existem dois tipos distintos de quimiotaxia: Negativa: na qual as células se movem em sentido oposto de uma substância. Positiva: na qual as células se movem em direção a um gradiente químico.
A quimiotaxia envolve a ligação de mediadores químicos ou agentes quimiotáticos a receptores específicos na superfície da proteína G de leucócitos que ativa a via da fosfoinositol-3 quinase (IP-3K).