A função principal do sistema respiratório é,basicamente,garantir as trocas gasosas com o meio ambiente. O processo de troca gasosa no pulmão, dióxido de carbono por oxigênio, é conhecido como hematose pulmonar. Mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o pH do sangue e liberar água.
Os alvéolos pulmonares são um local de realização de trocas gasosas, em que o gás carbônico, presente no sangue, passa para o interior dos alvéolos, e o oxigênio, presente no ar inspirado, passa, do interior dos alvéolos, para o sangue. Esse processo é conhecido como hematose.
A função principal do sistema respiratório é,basicamente,garantir as trocas gasosas com o meio ambiente. O processo de troca gasosa no pulmão, dióxido de carbono por oxigênio, é conhecido como hematose pulmonar. Mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o pH do sangue e liberar água.
Resposta. Resposta:2-A faringe é um órgão que faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório. É um canal muscular membranoso, que se comunica com o nariz e a boca, ligando-os à laringe e ao esôfago .
Resposta. o sistema endócrino possui a função de secretar hormônios, ou seja, substâncias que são lançadas na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano.
A principal função das glândulas endócrinas é secretar hormônios diretamente na corrente sanguínea. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo (local-alvo).
Biologia. O sistema endócrino é um sistema complexo e constituído pelas glândulas endócrinas do nosso corpo. ... Essas substâncias são denominadas de hormônios e são responsáveis por controlar uma série de atividades do corpo humano, tais como o metabolismo, secreção de leite, crescimento e quantidade de cálcio no sangue.
sistema endocrino é o conjunto de orgaos ou tecidos que produzem e liberam hormonio. Glandulas endocrinas liberam secreçoes no sangue. glandulas exócrinas liberam secreçoes nos epitelios.
O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo.
o que são - Glândula endócrina é uma glândula do sistema endócrino que secreta substâncias que são lançadas directamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. A tireoide é uma glândula endócrina. Existem ainda as glândulas anfícrinas, que são simultaneamente endócrinas e exócrinas.
O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo.
As glândulas anfícrinas são aquelas com secreção exócrina e endócrina, como pâncreas e fígado. ... As glândulas mistas produzem substâncias que são liberadas em órgãos ocos e também produzem hormônios que são liberados diretamente no sangue. Exemplos de glândulas anfícrinas são: -O pâncreas.
Tem mais depois da publicidade ;) Glândulas exócrinas: São aquelas que produzem secreção e liberam-nas através de canais ou ductos para cavidades internas ou para fora do corpo. Como exemplo dessas glândulas, podemos citar as sudoríparas e as salivares.
As glândulas exócrinas desempenham diversas funções. Incluem as glândulas sudoríparas que segregam o suor, as glândulas sebáceas que segregam gordura, as salivares, as biliares, o pâncreas que segrega enzimas digestivas, as glândulas mamárias, as glândulas mucosas e muitas outras.
Como exemplo de glândulas exócrinas, temos glândulas salivares, lacrimais e mamárias. Já as glândulas endócrinas são as glândulas que secretam substâncias diretamente na corrente sanguínea. Como exemplos de glândulas endócrinas, podemos citar a hipófise, ovários, testículos e o hipotálamo.
Glândulas endócrinas são glândulas que lançam sua secreção dentro da corrente sanguínea, enquanto as exócrinas lançam fora da corrente, geralmente até fora do corpo. Um exemplo de glândula endócrina é a suprarrenal e exócrina a glândula sudorípara.
As merócrinas são aquelas em que a secreção é eliminada sem que haja perda do citoplasma da célula secretora. Nas glândulas apócrinas, a secreção apresenta porções do citoplasma das células secretoras. Já as holócrinas eliminam a secreção que é constituída pela própria célula secretora.
Exócrina secreta substancias para dentro e para fora do corpo, e Endócrina secretam substâncias para fora do corpo ou para dentro de uma cavidade corporal.
Resposta. Resposta: Glândula Anfícrina é um tipo de tecido epitelial glandular e que atua simultaneamente como glândula endócrina e glândula exócrina. ... São glândulas que possuem uma porção exócrina e outra endócrina.
Tecido epitelial glandular
As estruturas anexas do sistema digestório são órgãos que produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento, esses órgãos não entram em contato com o alimento. São eles: as Glândulas Salivares, o Fígado, Vesícula Biliar e o Pâncreas.