Sim! Os vapores da gasolina, por exemplo, têm diversos elementos químicos perigosos, como o benzeno, que corresponde a 1% de sua composição. “Os riscos de inalar gasolina incluem a possibilidade de desenvolver danos neurológicos, dor de cabeça, infecção pulmonar, tontura, entre outros sintomas.
O benzeno é irritante aos olhos, nariz, pele e garganta. Dependendo da quantidade absorvida, ele pode provocar dores de cabeça, tontura, tremores, sonolência, náuseas, taquicardia, falta de ar, convulsões, perda de consciência, coma e morte.
NIOSH estabelece um IPVS (índice imediatamente perigoso a vida e a saúde) para o benzeno o valor de 500 ppm. Quanto aos efeitos da exposição em longo prazo (crônicos) ao benzeno, podem ocorrer: alteração na medula óssea, no sangue, nos cromossomos, no sistema imunológico e pode causar vários tipos de câncer.
Colas, solventes, tintas, lustra-móveis, pesticidas, lubrificantes, ceras de polir automóveis, detergentes, litografia, impressão gráfica, fotogravura, extração de óleos, beneficiamento de gorduras, reagente, borrachas, catalisadores, produtos intermediários de laboratórios, explosivos, corantes, produtos farmacêuticos ...
O benzeno é produzido industrialmente a partir da destilação do petróleo bruto, da destilação de hulha e produção de coque e por síntese química a partir de hidrocarbonetos lineares. É utilizado como matéria-prima para síntese de outros compostos orgânicos (p.e. estireno, fenóis, ciclohexano, etc.)
Sendo assim, trabalhadores de postos de combustíveis estão ocupacionalmente expostos as ações do benzeno, que é uma das substâncias mais produzidas em quantidade e diversidade e está presente na composição de diversos produtos, encontrado principalmente no petróleo e na produção do carvão.
4 cuidados com o benzeno
Ambiente de trabalho
Os combustíveis líquidos (gasolina, diesel, etc.) são substâncias altamente inflamáveis que podem conter diversos agentes químicos nocivos à saúde humana e ao ambiente. A gasolina, por exemplo, contém benzeno, tolueno e xileno (conhecidos como BTX), além de outros agentes químicos.
A absorção varia entre 10% a 50% dependendo da dose, do metabolismo e da quantidade de gordura presente no organismo. Na sua forma inalterada, o benzeno é eliminado através do ar expirado e em torno de 0,1%, apenas, é eliminado na urina.
Um PID é ideal para monitoramento contínuo de pessoal que trabalha com Benzeno onde, por algum motivo, não se possam realizar medições específicas de Benzeno. Para tanto, o PID requer um nível intermediário no qual a amostra passa por um tubo de pré-tratamento antes da análise.
O benzeno é o hidrocarboneto aromático presente no petróleo, na gasolina e fumaça do cigarro. Ele também pode ser encontrado em vulcões e queimadas de florestas. Nas indústrias e laboratórios é utilizado como solvente e é uma matéria prima importante para fabricação de outros produtos. ... Hidrocarbonetos.
Ser frentista pode ser prejudicial à saúde. Duas pesquisas mostram que esses profissionais correm riscos porque ficam expostos aos solventes da gasolina (benzeno, tolueno e xileno), que evaporam durante o abastecimento e são absorvidosa través da pele e respiração.
Com os resultados da análise, foi possível observar que os frentistas estão sujeitos a riscos químicos de grau grave, devido à exposição aos vapores e gases de combustíveis derivados do petróleo e de substâncias do óleo, além de estarem expostos a alguns riscos de grau moderado e grau tolerável.
R$ 1.
Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), todo empregado que opera bombas de combustíveis faz jus a adicional de periculosidade, assim como aposentadoria especial após 25 anos de serviço. O adicional de periculosidade é sempre calculado sobre o salário-base da categoria dos frentistas, com a alíquota fixa de 30%.
Por lei, os frentistas dos postos de gasolina devem folgar ao menos dois domingos por mês, restrição essa que não havia e, portanto não era considerada nas escalas de horários. Com uma mudança na legislação, a empresa passará a ser obrigada a dar dois domingos por mês de folga para cada funcionário.
Frentistas exercem diversas funções, como abastecimento, limpeza e manutenção dos veículos. Entre as diversas atividades que um frentista pode fazer, estão: Abastecer diversas categorias de veículos, como carros, motos, ônibus, caminhões etc. Limpar o para-brisa dos veículos.
Gostar de lidar com pessoas, entender de mecânica básica e ser um bom vendedor, são requisitos básicos para trabalhar em postos de gasolina. O maior desafio em trabalhar em posto é saber lidar com as pessoas, você vai atender clientes de todos os perfis, desde o mais “bacana” até o menos amigável.
Como treinar os frentistas de um posto de combustível?
O frentista deve estar atento à sua higiene pessoal e estar sempre de banho tomado, cabelos penteados e dentes limpos. Esses cuidados também devem ser encaixados no local de trabalho. ... Portanto, mantenha seu local de trabalho limpo e organizado e isso serve também para o seu uniforme.
Durante o Abastecimento: No início do abastecimento zere a bomba e mostre ao cliente. Ao abrir o tanque guarde a chave e a tampa do tanque sobre a bomba. Abasteça os veículos com o combustível adequado às suas especificações respeitando sempre as normas de segurança.
Ao atender um cliente, o frentista deve demonstrar ser cordial e educado, iniciando o atendimento com cumprimento inicial, como bom dia, boa tarde e boa noite, e ao longo da prestação do serviço, o colaborador deve sempre atender e finalizar o atendimento de forma cordial, prestativa e educada.