Os livros de Esdras e Neemias formavam um só livro, tanto na Bíblia hebraica quanto na Septuaginta. Na Bíblia Hebraica, Esdras e Neemias eram denominados de “o livro de Esdras”. A Septuaginta denominava o livro de Esdras e Neemias de Esdras II. Para ela, Esdras I era o livro apócrifo grego, que ela conservava.
Esdras (do hebraico Ezra עֶזְרָא ,abreviação de עַזְרִיאֵל "Aquele que ajuda, Ajudador, Auxiliador) é um personagem da tradição judaico-cristã que liderou o segundo grupo de retorno de israelitas que retornaram da Babilónia em 457 a.C. Descendente de Arão, o primeiro Sumo Sacerdote de Israel, Esdras era escriba ( ...
Esdras exerceu um papel muito importante no avivamento do interesse pela Palavra de Deus. ... No segundo período ele se dedicou a viver e a aplicar a Palavra de Deus, e no terceiro período de sua vida, Esdras se dedicou totalmente a ensinar a Palavra de Deus ao povo e a conduzi-lo nos caminhos do Senhor.
Esdras foi escrito para se encaixar no padrão esquemático no qual o Deus de Israel inspira um rei da Pérsia a nomear um líder da comunidade judaica para realizar uma missão; três líderes sucessivos realizam três destas missões: a primeira é reconstruir o Templo, a segunda, purificar a comunidade judaica e a terceira, ...
O livro de Esdras faz parte do Velho Testamento, e é continuação do segundo livro de crônicas. A tradição atribui este livro a Esdras, um escriba e sacerdote, descendente de Arão, e que dedicou a vida a estudar e ensinar a palavra de Deus durante o exílio dos israelitas na Babilônia.
Após a sua construção, este permaneceu treze anos sem ser usado, por motivos desconhecidos. Foi saqueado várias vezes e acabou por ser totalmente incendiado e destruído por Nabucodonosor II, que levou todos seus tesouros para a Babilônia.
Uma das bases desta crença são as palavras do profeta Jeremias que predisse que os babilónios destruiriam Jerusalém, e transformariam a cidade e o país numa desolação. (Jeremias 25:8-9).
Os Livros de Salmos de Asafe (em hebraico: לְאָסָף) são 12, a saber 50 (Livro II) e 73-83 (Livro III). Foram compostos nos territórios ao norte de Israel durante os tempos bíblicos. A redação foi feita após 722 a.C., mas permaneceram aparentemente intactos durante o período pós-exílica.
Antigo Testamento 50 Livros.
Logo no primeiro versículo, o livro tem a autoria atribuída a Salomão (990 a.C. - 931 a.C.), rei de Israel. Tanto que a obra também é chamada de Cânticos de Salomão. Mas há muitas controvérsias sobre quem teria realmente escrito os poemas.
Cantares 1:1 afirma que o autor é Salomão, mas mesmo se este versículo puder ser entendido como uma declaração de autoria, ele não pode ser lido da mesma forma como se lê uma afirmação moderna do mesmo tipo.
Livro de Obadias
Salomão teve um harém de mulheres, mas as principais que aparecem na bíblia, são: Abiasag, a sunamita; a rainha de Sabá, que o visitou vinda da Etiópia; a filha do faraó, sua esposa pela qual firmou uma aliança com o Egito; e Sulamita, a mulher imaginária de suas poesias.
As concubinas eram as mais belas e educadas escravas, que cantavam e dançavam para o sultão. Em geral, tinham direito a só uma noite de amor com ele. Mas, se engravidassem, viravam amantes regulares – por supostamente serem mais férteis para gerar herdeiros.
Roboão
Roboão
Abias de Judá
Abimeleque
Pela tradição, Adão teve 33 filhos e 23 filhas. De acordo com Gênesis 4:25, Seth nasceu após a morte de Abel e Eva acreditava que ele fora designado por Deus para estabelecer uma nova descendência, em substituição a Abel, morto por Caim.
E cada um deles cortou um galho de árvore. Depois eles seguiram Abimeleque e fizeram uma pilha de galhos encostados na fortaleza. Em seguida puseram fogo nos galhos e queimaram a fortaleza com toda a gente dentro. Assim morreram todos os moradores de Torre de Siquém, mais ou menos mil homens e mulheres.
Joash
De acordo com fontes históricas e bíblicas, um abiezrita era um descendente de Abiezer, filho de Gileade, e não de Abiezer dos dias do Rei Davi.