O Terceiro Setor é composto pelas pessoas jurídicas de direito privado que não possuem finalidade lucrativa e exercem atividade de interesse social. Ressalta-se que todas elas podem, sim, gerar excedentes econômicos no exercício de suas atividades, desde que esse não seja o seu objetivo principal.
As Organizações Sociais de Saúde são propriedades públicas não estatais com direitos privados sem fins lucrativos, parcerias constituídas entre estado e a sociedade com o objetivo de atender a população.
As mais conhecidas instituições do Terceiro Setor são as ONGs (Organizações Não Governamentais), havendo também as fundações, entidades beneficentes, os fundos comunitários, as entidades sem fins lucrativos, associações de moradores, entre outras.
Entidades do Terceiro Setor
O terceiro setor está ligado à participação ativa da sociedade nas atividades de interesse público. ... A atuação das empresas-cidadãs se baseia normalmente em atividades de utilidade pública por meio da criação de uma fundação ou instituto, colaborando, assim, com o desenvolvimento do terceiro setor.
Era o início da consagração de um movimento iniciado no Brasil na década de 70, denominado Terceiro Setor que surgiu para ocupar um espaço público não estatal fundamentalmente na realização de atividades sociais aos que mais necessitam. ...
“A Santa Casa de Misericórdia de Santos, criada em 1543, talvez seja a primeira instituição do Terceiro Setor de que se tem registro no Brasil”[1]. ... Em 1938, é criado o Conselho Nacional de Serviço Social (CNSS), que estabeleceu que as instituições nele inscritas pudessem receber subsídios governamentais.
O assistente social, tendo como seu objeto de intervenção as diversas expressões da questão social e, sendo um profissional inserido na divisão sociotécnica do trabalho num campo tensionado pelas relações estabelecidas entre capital e trabalho (também resultado desta relação contraditória), tende a sofrer os reflexos ...