ALDOSTERONA: produzida nas glândulas supra-renais, aumenta a absorção ativa de sódio e a secreção ativa de potássio nos túbulos distal e coletor.
No túbulo proximal ocorre a maior parte da reabsorção de água e sódio, duas substâncias essenciais para o funcionamento do corpo. Estima-se que cerca de 67% a 80% de íons Na+ e água são absorvidos do filtrado nessa etapa. Na alça de Henle e no túbulo distal, substâncias também são reabsorvidas.
Papel dos inibidores da enzima conversora de angiotensina na etiologia da tosse. O mecanismo provável na indução da tosse pelo uso dos inibidores do ECA seria a supressão da atividade da cininase II, enzima idêntica à enzima conversora de angiotensina10, com conseqüente acúmulo de bradicininae substância P.
São exemplos de medicamentos iECA o captopril, o enalapril e o lisinopril e de BRA a losartana, valsartana, candesartana, irbesartana, telmisartana e a olmesartana.
Vários estudos demonstraram que certos BRAs (losartana, val- sartana e irbesartana) conseguem inibir a agregação plaquetária e antagonizar a vasoconstrição induzida pelo tromboxano A2 independentemente do receptor AT1. Essa ação não é compar- tilhada por todos os BRAs.
Os antagonistas dos receptores de angiotensina II (ARA) têm ação vasodilatadora pelo bloqueio da angiotensina II. A redução da PA pelos ARA é semelhante a dos IECA; são considerados opção terapêutica para pacientes com intolerância aos IECA e podem ser usados em associação com outros anti-hipertensivos.