O galo pode ou não realizar uma curta dança e então monta a galinha pisando-lhe as costas e segurando-a pela nuca com o bico. Se a galinha o aceita, a cópula ocorre, ou seja ela ergue a cauda e o par une as cloacas, momento em que o macho ejacula e a fêmea recolhe o ejaculado. Após isso, o casal se separa.
Quando o galo sobe em cima da galinha para fecundá-la, ele posiciona suas patas sobre as asas entreabertas da fêmea. Para se equilibrar melhor e completar o acasalamento, ele precisa de um terceiro ponto de apoio para não cair. “É mais ou menos como tentar subir em uma escada […] É tudo uma questão de equilíbrio.
Como que eu faço a programação de troca de galo? Segundo informações da Embrapa Suínos e Aves, um galo deve atender no máximo 12 galinhas. Sua troca deve ser feita a cada seis meses, para ele não cruzar com as filhas. O galo deve ser substituído a cada dois anos.
De acordo com o tipo de criação, as aves atingem a maturidade sexual em idades diferentes. Em criatórios comerciais, que utilizam genética específica para produção de ovos, levam 20 semanas ou cinco meses.
Na área de reprodução: 1 galo e 12 galinhas. Na área dos pintos de até 30 dias: 63 a 97 pintos. Na área dos pintos de 31 até 60 dias: entre 60 e 92 pintos. Na área dos frangos e frangas: de 112 a 174 aves.
O que eu posso colocar no chão do meu galinheiro?
A altura do pé direito do galinheiro deve ser de, no mínimo, 2,60m.