Alteração vocal que ocorre na ausência de alteração estrutural ou neurológica da laringe. Disfonia psicogênica ou de tensão muscular são outras denominações desta patologia.
A afonia, também conhecida como rouquidão ou perda de voz, é um problema que atinge qualquer pessoa. Trata-se de uma situação provocada por alterações da mucosa, de qualquer das partes da laringe, sendo as cordas vocais a zona que mais sintomatologia apresentam.
Um problema de voz, chamado de disfonia, pode ser um sintoma de um problema maior de saúde do corpo, como de doença de Parkinson (que provoca voz mais fraca e trêmula) ou um problema mental, como depressão (com voz mais fraca e grossa). Assim, nem sempre um problema de voz tem sua causa nas “cordas vocais”.
Laringite aguda - é a causa mais frequente da rouquidão. A laringite aguda é o inchaço das cordas vocais por causa de um resfriado comum ou infecção respiratória. Uso indevido da voz - forçar a voz em situações barulhentas ou falar por muito tempo em um tom diferente do seu também pode causar essa alteração.
A amigdalectomia, como também é conhecida a cirurgia da garganta, é realizada com uma pequena incisão na borda anterior da amígdala. Em seguida, o médico descolará as amígdalas de seu plano e fará a remoção, sendo que o paciente fica anestesiado durante o procedimento.
Para manter a cânula da traqueostomia limpa e sem secreções, que podem provocar asfixia ou infecções, deve-se: