Nas sinapses elétricas, as correntes iônicas passam diretamente pelas junções comunicantes até chegarem às outras células, enquanto que nas sinapses químicas a transmissão ocorre através de neurotransmissores.
Sinapses químicas: a informação é transmitida de um neurônio para outro por meio de mensageiros químicos denominados neurotransmissores. O neurônio pré-sináptico sintetiza e empacota os neurotransmissores nas chamadas vesículas sinápticas.
A transmissão do impulso nervoso de um neurônio a outro ou às células de órgãos efetores é realizada por meio de uma região de ligação especializada denominada sinapse. ... Esses neurotransmissores caem na fenda sináptica e dão origem ao impulsos nervosos na célula seguinte.
(Fazu-MG) A região de encontro entre os neurônios e entre neurônios e órgãos, onde ocorre a transmissão química de impulsos elétricos, é denominada a) desmossomos.
Alternativa “c”. A sinapse é uma região de proximidade entre o neurônio e outra célula onde ocorre a propagação do impulso nervoso.
Os neurônios podem ser classificados, de acordo com sua morfologia, em neurônios multipolares, neurônios bipolares e neurônios pseudounipolares. Esse tipo de neurônio possui mais de dois prolongamentos celulares. É a ocorrência mais comum.
Um neurônio tem quatro regiões morfológicas bem definidas: dendritos, corpo celular, axônio e terminais pré-sinápticos. O corpo celular contém núcleo, retículo endoplasmático, aparelho de golgi e mitocôndrias. ... Os dendritos são uma extensão do citoplasma ou ramificações do corpo celular.
Os neurônios podem ser classificados quanto à sua morfologia e ao tamanho de seus prolongamentos em: neurônios multipolares, que apresentam mais de dois prolongamentos celulares, o que representa a maioria dos neurônios; neurônios bipolares, que possuem um dendrito e um axônio (ocorrem na retina, na mucosa olfativa e ...
Neurônios, como outras células, têm um corpo celular (chamado de soma). O núcleo do neurônio encontra-se no soma. Neurônios precisam produzir muitas proteínas e muitas das proteínas neuronais também são sintetizadas no soma. Vários processos (apêndices ou protrusões) se projetam a partir do corpo celular.