Os peixes são considerados os consumidores secundários. Como consumidores terciários, encontram-se peixes maiores e até mesmo o homem. Assim como no ecossistema terrestre, no ambiente aquático os decompositores são os fungos e as bactérias.
Os organismos considerados consumidores primários são aqueles que se alimentam de produtores, os consumidores secundários são aqueles que se alimentam dos primários; e os terciários alimentam-se dos secundários e assim sucessivamente.
Componentes da cadeia alimentar
Consumidores. ... Consumidores primários: Representados pelos herbívoros, alimentam-se dos seres produtores. Consumidores secundários: Representados pelos carnívoros, alimentam-se dos consumidores primários. Consumidores terciários: Representados pelos carnívoros de grande porte e predadores.
Na cadeia alimentar, organismos estabelecem relação de alimentação em um ecossistema. A cadeia é composta por produtores, consumidores e decompositores. No meio ambiente, os seres vivos interagem entre si, transferindo matéria e energia por meio de nutrição.
Produtores, consumidores e decompositores são os diferentes níveis tróficos observados nesse esquema. Cada organismo ocupa uma posição diferente, de acordo com seus hábitos alimentares, na cadeia alimentar.
Nível trófico, também conhecido por nível alimentar, representa o conjunto biótico (animais e vegetais) que integra o mesmo ecossistema, e nesse possui semelhantes hábitos alimentares. ... Todos os consumidores que se alimentam de seres produtores são considerados consumidores primários ou de primeira ordem (herbívoros).
Em uma cadeia alimentar, os seres vivos e o meio ambiente transferem e trocam continuamente energia e matéria. Principal fonte de energia dos ecossistemas, a energia solar é captada pelos produtores (plantas) e, através da fotossíntese, é transformada em energia química.
Conforme a energia atravessa a cadeia alimenta , perde-se parte em forma de calor , enquanto a matéria é constantemente reaproveitada por outros seres vivos , a matéria serve de depósito de energia , enquanto a energia possibilita a realização de trabalho .
# A energia é captada pelas plantas na forma diluída (luz) e concentrada em moléculas de açúcares nas folhas, ficando disponível para os consumidores que a utilizam para realizar processos vitais com liberação de energia diluída sob forma de calor. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional.
O ciclo de matéria e o fluxo de energia passam por todos os seres vivos. ... No fluxo de energia, a energia vai se perdendo ao longo da cadeia por meio de fotossíntese e/ou de quimissintetisantes. Já no ciclo de matéria, a energia é reciclada entre o ambiente e os seres vivos.
Quando a matéria passa de um nível trófico para o outro da cadeia alimentar, somente cerca de 10% de energia do nível imediatamente inferior é aproveitada. Alguns mamíferos marinhos, como cachalotes e orcas, se alimentam de lulas-gigantes, leões-marinhos e outros animais carnívoros.
Geralmente, os organismos que podem ocupar mais de um nivel trófico são aqueles que estão no meio da cadeia alimentar, como os seres humanos. Os seres humanos são animais onívoros, ou seja, podem consumir consumidores primários, secundários, terciários ou até mesmo produtores.
O nível imediato é constituído pelos herbívoros. Um herbívoro obterá, portanto, menos energia das plantas clorofiladas do que estas recebem do Sol. O nível seguinte corresponde ao dos carnívoros. Apenas parte da energia contida nos herbívoros transitará para os carnívoros e assim sucessivamente.
Através dos alimentos, principalmente. A matéria viva é capaz de transmitir a energia somente a partir de processos como respiração e excreção, ao passo que a matéria morta contém energia que será transmitida por meio dos seres decompositores.
O fluxo de energia nas cadeias alimentares O fluxo de energia da cadeia alimentar é cíclico: começa nos organismos produtores e segue para os decompositores, que transformam a matéria orgânica em inorgânica, fazendo com que a energia volte a ser aproveitada pelos produtores.
Autotrófico: Organismo capaz de produzir seu próprio alimento. Exemplo: plantas, algas e algumas bactérias. Heterotrófico: Organismo incapaz de produzir seu alimento, necessitando de outro ser vivo para sua nutrição. Exemplo: animais, fungos, protozoários e algumas bactérias.
São exemplos de seres autotróficos as plantas, algas e algumas bactérias. Esses seres também podem ser chamados de produtores, pois são eles que fornecem a energia para os outros seres vivos.