crossorigin="anonymous">
Em Cuba, o Estado regula, financia e presta serviços de saúde. Esses serviços operam sob o princípio de que a saúde é um direito social inalienável, que define o sistema de saúde cubano como um verdadeiro sistema nacional de saúde (SNS).
A moeda americana tem uma desvalorização de cerca de 15% em Cuba. ... Lá, você poderá trocá-los pelo CUC, os pesos cubanos conversíveis. Eles valem mais do que o CUP (1 CUC = 22 CUP), que são os pesos recebidos pelos trabalhadores para a compra de itens básicos, como frutas e feijão.
O salário mínimo, hoje em 400 pesos (equivalente a 84 reais), subirá para 2.
As principais áreas de investimento eram a saúde e a educação, que, ainda hoje, são modelo para o resto do mundo: Cuba tem uma das melhores taxas de alfabetização do planeta e o serviço de saúde é universalidade e de qualidade – embora os salários dos profissionais seja baixo.
A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que culminou com a destituição do ditador Fulgencio Batista de Cuba no dia 1 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderado pelo então revolucionário Fidel Castro. ... Fulgencio tem o poder de voltar através de um golpe militar em 1952.
A grande maioria dos Cubanos não conseguem sair do país: primeiro porque não tem dinheiro, o salário mais alto não ultrapassa U$ 100 dólares mensais; segundo porque não se consegue autorização fácil do governo para poder sair.
Em maio de 1959, Fidel agravou as tensões com os EUA ao proclamar a reforma agrária que, dentre diversas medidas revolucionárias, proibia a posse de terras cubanas por parte de estrangeiros, o que colidia com os interesses das companhias exploradoras de cana de açúcar norte-americanas.
25 de novembro de 2016
História Geral. O assalto ao quartel Moncada, ocorrido em 1953, foi a primeira tentativa de Fidel Castro e seus companheiros de derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista. O principal evento que antecedeu a Revolução Cubana de 1959 foi o assalto ao quartel Moncada, em Santiago de Cuba, em 26 de julho de 1953.
Che Guevara foi um dos grandes defensores do alinhamento de Cuba com a União Soviética. Isso porque a Revolução Cubana não foi um movimento socialista, mas sim um movimento nacionalista. ... Che também atuou na elaboração da reforma agrária em Cuba e ocupou o cargo de ministro da Indústria, de 1961 a 1965.