Como explica Sharlyn Lauby, norte-americana especialista em RH, competências são características que podem ser desenvolvidas por meio de treinamento ou experiências. Ou seja, elas podem ser aprendidas. As habilidades, por outro lado, são qualidades que o profissional tem para fazer alguma coisa.
Habilidades são capacidades que uma pessoa adquire para desempenhar determinado papel ou função. Já a competência é mais ampla e consiste na junção e coordenação das habilidades com conhecimentos e atitudes. ... Uma pessoa pode ter habilidades, mas não ter as competências necessárias.
Habilidade é a capacidade de colocar em prática o conhecimento adquirido, ou seja, é saber fazer. Sem conhecimento é difícil desenvolver habilidades para executar as tarefas. Atitude é o saber ser, ou seja, tomar iniciativas para querer mudar o ambiente organizacional.
63) define competência, na língua inglesa como: "qualidade ou estado de ser funcionalmente adequado ou ter suficiente conhecimento, julgamento, habilidades ou força para uma determinada tarefa". Esta definição, bastante genérica, menciona dois pontos principais ligados à competência: conhecimento e tarefa.
No ensino de qualquer disciplina não se pode separar artificiosamente as competências dos conteúdos. Por competências entende-se geralmente o "saber fazer": o que se deseja que o estudante saiba fazer. ... Pelo contrário, são os conteúdos que determinam em parte as competências de cada disciplina.