Na teoria psicanalítica, os três níveis de consciência, conforme descritos por Sigmund Freud são a mente consciente, pré-consciente e inconsciente.
A consciência pode definir-se como o conhecimento que o Homem possui dos seus próprios pensamentos, sentimentos e atos. Podem-se distinguir dois tipos de consciência, a consciência imediata e a refletida.
A consciência pessoal atua como um órgão de equilíbrio. Convivemos conscientemente com ela e ela nos guia pelos sentimentos de culpa e inocência (sem culpa). ... Ações contra as normas e valores do nosso próprio grupo, até arriscando o nosso direito de pertencer mais, nos trazem sentimentos de culpa.
É a faculdade pela qual o homem pode perceber a sua própria existência e a realidade. ... Conforme muda nosso estado de consciência, ocorre também uma transformação na natureza da realidade percebida de modo que vivenciamos outros níveis de realidade. E em cada estado de consciência há uma qualidade diferente de atenção.
Os diferentes tipos de coma são:
Sendo assim, uma pessoa que entra em coma, seja de forma natural ou induzida, está viva, mas não consegue pensar e falar. No entanto, funções importantes para o corpo humano continuam acontecendo normalmente, como a respiração e a circulação do sangue, sem a necessidade de equipamentos para isso.
A pessoa em coma induzido consegue escutar? Quando está em coma profundo, a pessoa não está consciente e, portanto, não sente, não se mexe e não ouve, por exemplo.
Quando a pessoa está em coma ela precisa estar ligada a aparelhos para respirar e é constantemente monitorada sua circulação, urina e fezes. A alimentação é feita através de sondas porque a pessoa não esboça nenhuma reação e por isso precisa ficar internada no hospital ou em casa, necessitando de cuidados constantes.
No entanto, a ciência explique que no estado de coma a pessoa fica com a consciência comprometida e demonstra pouca ou nenhuma reação aos estímulos como abrir os olhos, pronunciar palavras e nem obedecer aos comandos simples do corpo, como erguer um braço ou perna, por exemplo.
O Coma é causado pela perturbação grave do funcionamento cerebral devido a traumas crânio-encefálicos, acidentes vasculares cerebrais, tumores, distúrbios metabólicos, envenenamentos ou asfixia.
O que é o coma Muitas vezes, o coma é reversível e, por isso, a pessoa pode voltar a acordar, no entanto, o tempo até que o estado de coma passe é muito variável, de acordo com a idade, estado de saúde geral e a causa.
Já a alimentação costuma ser feita por meio de sonda. Prepara-se uma composição de nutrientes específicos que vão direto para o estômago ou o intestino delgado. O tempo que uma pessoa fica em coma é difícil de se definir. Podem ser alguns dias ou até anos.