A molécula de ATP é formada por uma base nitrogenada adenina, uma ribose e por três grupos fosfato. A adenina ligada à ribose é chamada de adenosina.
A molécula de ATP é formada por uma molécula de Adenosina (Adenina + Ribose) e três de Fosfato. ... Essa reação ocorre com a ajuda da enzima específica, chamada de Adenosina Trifosfatase (ATPase). A ligação do ATP com o fosfato é reversível.
9) Qual parte do ATP contém as ligações que fornecem energia para a maioria das reações endergônicas das células? Conforme pode ser visto na Figura 2, as ligações que fornecem energia estão entre os grupos fosfato.
Essas atividades são chamadas aeróbias e utilizam como substratos energéticos predominantes o glicogênio muscular e os ácidos graxos livres provenientes do tecido adiposo. Atividades mais intensas utilizam maior número de fibras musculares.
A intensidade e/ou a duração do esforço, bem como o estado inicial das reservas de substratos energéticos e o nível de treinamento do atleta podem interferir sobre a predominância na ativação de uma ou de outra via metabólica, indicando maior utilização de um determinado substrato energético.
Quando se realiza exercícios de baixa intensidade quando(30% do vo2 Max) e longa duração a principal fonte de substrato para o músculo é: a- glicose.