1 – Garrafa de plástico; – Balões (é recomendado encher o balão e deixar o ar sair antes de usar a mistura); – 1 colher de chá de bicarbonato de sódio; – 3 colheres de sopa de vinagre.
Procedimento Experimental:
O hélio é um gás inerte que não reage com outras substâncias presentes em nosso corpo. ... Quando o hélio é inalado, ele substitui o oxigênio de nosso pulmão, de modo que, se a pessoa inalar uma quantidade muito grande ou fazer isso várias e várias vezes seguidas, pode faltar oxigênio no pulmão, causando um sufocamento.
Hélio
Assim, quando os balões estão preenchidos com gás hélio, eles flutuam, porque a densidade deste gás é inferior à densidade do ar que respiramos.
Para que os balões fiquem LITERALMENTE flutuando sobre a água, encha as bexigas com ás hélio, amarre um pesinho em uma fita (de altura maior que o nível da água) e coloque-os na piscina.
A resposta é não! Isso porque o gás hélio não entra em combustão. Ou seja, ele não queima por não reagir a combinações químicas. Essa característica é que garante a classificação do produto como um gás não inflamável.
Ocorre que, quando uma massa de ar é aquecida ela se dilata e se expande, ou seja, se torna menos densa. Nos balões o ar quente fica retido, como ele é menos denso que o ar do ambiente, o empuxo sobre o balão é maior que a força peso, assim sendo, o balão sobe na atmosfera.
Uma tampa em forma de pára-quedas pode ser aberta para soltar o ar quente. O ar frio entra pela boca do balão e aumenta a densidade do ar interno – fazendo o balão descer. Para subir, o piloto liga o maçarico (aquecendo e diminuindo a densidade do ar interno).
Existem dois mecanismos que limitam a subida do balão: ele pode estourar ou atingir uma altitude em que não sobe mais. O balão explode quando a diferença entre a pressão interna e a pressão externa faz com que ele se expanda e estoure a borracha.
Na Terra, o que faz o balão subir é a diferença entre a densidade do ar atmosférico (que é 99% oxigênio e nitrogênio) e a do hélio dentro da bexiga. O hélio é mais leve do que esses outros gases, e isso faz o balão subir. Essa força gerada pela diferença de densidade se chama empuxo.
Apesar de parecer uma prática inofensiva, soltar balão artesanal e não tripulado é perigoso e é considerado crime ambiental. A prática pode provocar incêndios em florestas e em áreas urbanas como casas, escolas e hospitais, além de colocar em risco a vida das pessoas.
Os balões de látex nacionais inflados com gás hélio ficam flutuando em um período de 4 a 6 horas, reforçando que a duração do balão com gás hélio depende da marca do balão.
Levando-se em consideração que os balões ou bexigas de látex serão inflados e ficarão em um local climatizado, sem estarem expostos a luz solar e nenhuma fonte de calor os balões ficarão em média 7 dias inflados sem murchar, após esse período os balões começarão a murchar gradativamente.
Como preservar balões de gás Hélio
Quanto mais espesso o balão, mais fechado são os poros que permite o gás hélio ficar mais tempo dentro do balão. Temperatura: A temperatura influência no tempo de duração do balão com gás hélio, a temperatura fria, pode fazer com que as moléculas encolham e os balões fiquem menores.
Existem produtos com o Hi-float e o pó de estrela, que ajudam o balão a durar mais tempo. O hi-float é um produto colocado no interior do balão de látex, que faz com que o balão com gás hélio dure cerca de 25 vezes mais.
Quanto maior a qualidade, menos é a possibilidade do ar escapar, e os balões ficarão cheios por mais tempo. Quanto mais espesso o balão, mais fechado são poros o que permite o gás hélio fique mais tempo dentro do balão. Balões de látex de 9 polegadas da Qualatex e Sempertex duram de 6 á 8 horas.
o enchimento dos balões começa dias antes da festa. Quanto mais balões, mais bonita a decoração.