Em Uma Teoria da Justiça (A Theory of Justice), de 1971, Rawls defende que uma sociedade será justa se respeitar três princípios: garantia das liberdades fundamentais para todos; igualdade equitativa de oportunidades; manutenção de desigualdades apenas para favorecer os mais desfavorecidos.
O utilitarismo foi uma doutrina ética fundada na Inglaterra por Bentham e Mill. Essa doutrina visa à finalidade ou à consequência de uma ação moral, e não ao modo como ela foi praticada. “Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”, essa é a principal máxima utilitarista.
O "véu da ignorância" é um método para determinar a moralidade dos problemas. ... O véu da ignorância faz parte de uma longa tradição de pensamento em termos de um contrato social que inclui os escritos de Immanuel Kant, Thomas Hobbes, John Locke, Jean Jacques Rousseau e Thomas Jefferson.
Equidade consiste na adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça. Pode-se dizer, então, que a equidade adapta a regra a um caso específico, a fim de deixá-la mais justa. ... Além disso, a mesma "não corrige o que é justo na lei, mas completa o que a justiça não alcança".
A forma correta de escrita da palavra é equidade. A palavra eqüidade está errada porque está em desuso, tendo sido modificada pelo mais recente acordo ortográfico. Devemos utilizar o substantivo comum feminino equidade sempre que quisermos referir igualdade, imparcialidade, justiça.
Criada por J. Stacy Adams, o termo Teoria da Equidade diz que os colaboradores de um empresa observam constantemente os benefícios que possuem, como salários, promoções, méritos, oportunidades de crescimento, entre outros fatores, e comparam tudo isso às suas próprias competências e habilidades.
Equidade está relacionada à ideia de reduzir as desigualdades que são geradas por diversos fatores sociais e econômicos e que podem levar a diferenças na aprendizagem ao se comparar diferentes grupos. ... A promoção da equidade pode ser feita por políticas afirmativas, que garantem acesso a oportunidades iguais.
Art. 4o Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito. Art. 5o Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum.
A integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que transcenda a prática curativa, contemplando o indivíduo em todos os níveis de atenção e considerando o sujeito inserido em um contexto social, familiar e cultural.