A anemia perniciosa, por sua vez, é um tipo de anemia que ocorre devido à deficiência de vitamina B12. A anemia perniciosa é causada pela incapacidade do organismo absorver a quantidade de vitamina B12 necessária para a produção de glóbulos vermelhos.
Apesar de poder surgir em qualquer pessoa de qualquer parte do mundo, a incidência maior de anemia perniciosa ocorre no norte da Europa e em países escandinavos. Além disso, a doença costuma aparecer depois dos 30 anos de idade, mas também pode surgir antes, principalmente em crianças (anemia perniciosa juvenil).
Assim como ocorre com outros tipos de anemia, na anemia megaloblástica os principais sinais e sintomas são:
Diarreias e disfunções gastrointestinais, falta de apetite, tonturas, dores localizadas, complicações na visão, incontinência, problemas no coração (como ataques cardíacos), baixa imunidade, inflamações no sistema digestivo (da boca até o intestino) são algumas das causas de falta de vitamina B12.
Tabela de Comparação das Melhores Vitaminas B12
METILCOBALAMINA. A metilcobalamina é a forma activa da vitamina B¹², é mais biodisponível e melhor absorvida do que a cianocobalamina, uma vez de que não há necessidade da sua conversão pelo organismo, ou seja, é retida de forma mais eficaz pelo fígado e outros tecidos.
Medicamentos com CIANOCOBALAMINA (VITAMINA B12) em sua composição: CITONEURIN Solucao Injetavel COMBIRON FERROCOMPLEX FERROTRAT 500 GERIVIX .
O que é a vitamina B12? A vitamina B12, como o próprio nome indica, faz parte do complexo B. Ela também é conhecida como cobalamina ou cianocobalamina — isso pois conta com o mineral cobalto em sua composição, além do cianeto.
Cianocobalamina (Vitamina B12) 500 mcg/mL e Cianocobalamina (Vitamina B12) 250 mcg/mL são indicados para a prevenção e tratamento de uma variedade de afecções envolvendo deficiência desta vitamina, tais como: Anemia perniciosa (por falta ou inibição do fator intrínseco);
Os suplementos vitamínicos de vitamina B12, assim como de qualquer outra vitamina, são produzidos em cápsulas. Em geral, recomenda-se o consumo de apenas uma cápsula ao dia do suplemento para garantir a nutrição adequada. No entanto, é sempre importante seguir a indicação do produto na embalagem.