Em biologia, sinapse é o emparelhamento de dois cromossomas que ocorre durante meiose. Ela permite a combinação de pares homólogos antes de sua segregação, e cruzamento cromossómico possível entre eles.
Prófase I. Devido à sua complexidade, é subdividida em cinco fases: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese. ... Zigóteno: os cromossomos homólogos se emparelham, alinhando-se em um fenômeno chamado sinapse cromossômica.
A telófase é a fase mitótica em que os cromossomos começam a se desespiralizar. A carioteca ou invólucro núclear reconstroi-se, os cromossomas reúnem-se nos polos do fuso, os microtúbulos cinetocorianos desaparecem e o nucléolo reaparece. Há a formação de duas células diploides (2n) e ocorre a citocinese.
Anáfase. A anáfase inicia-se no momento em que o centrômero de cada cromossomo duplicado divide-se longitudinalmente, separando as cromátides-irmãs. Assim que separam, as cromátides passam a ser chamadas de cromossomos-irmãos, e são puxados para os polos opostos da célula, orientados pelas fibras do fuso.
A mitose é dividida em 4 fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Metáfase: condensação máxima dos cromossomos, os cromossomos de dirigem ao meio da célula formando o fuso mitótico ou placa equatorial. Anáfase: separação das cromátides-irmas, cada uma migra para um polo da célula.
A interfase pode ser subdividida em três fases: G1, S e G2, as quais estão explicadas, detalhadamente, a seguir.
No final da mitose, após a fase de telófase, inicia-se a separação do citoplasma. O processo de divisão do citoplasma é denominado citocinese e ocorre de maneira diferente nas células vegetais e animais.
As etapas da mitose são prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. Ao fim da telófase, observa-se a ocorrência da citocinese, ou seja, a divisão do citoplasma da célula, gerando duas células-filhas.
- S: onde ocorre a duplicação do DNA; - G2: fim da duplicação do DNA, antecedendo a mitose propriamente dita. A mitose dura aproximadamente 45 minutos e é convencionalmente dividida em: prófase, metáfase, anáfase e telófase, sendo o último evento a citocinese, que corresponde à divisão do citoplasma.
A mitose ocorre sem centríolos. A partir de certos locais, correspondentes ao centrossomos, irradiam-se as fibras do fuso. Uma vez que não há centríolos, então não existe áster. Por esse motivo, diz-se que a mitose em células vegetais é anastral (do grego, an = negativo);
Mitose em células animais Nas células animais a citocinese ocorre por estrangulamento da membrana plasmática. Esse estrangulamento ocorre de fora para dentro, em virtude do que a citocinese animal é dita centrípeta. ... A participação dos centríolos classifica a mitose como cêntrica, a do áster como astral.