Os anelídeos, animais de corpo segmentado, possuem sistemas típicos de excreção, reprodução e coordenação nervosa. ... Os moluscos, por sua vez, são animais de corpo mole dividido em cabeça, pé e massa visceral e reprodução sexuada.
Esses organismos destacam-se pela presença de uma concha em forma de escudo, um pé rastejante chato, brânquias, uma pequena cefalização (tendência a formar sistema nervoso central) e rádula (espécie de língua raspadora que apresenta várias fileiras de dentes quitinosos).
Resposta. Resposta: Os moluscos se reproduzem através da reprodução sexuada, ou seja, dentro de cada espécie existem indivíduos unisexuados, moluscos fêmeas ou machos. ... A grande maioria das espécies de moluscos é aquática e, neste meio, o principal tipo de fertilização é o externo.
Os anelídeos constituem um filo do reino animal que compreende os vermes mais evoluídos. Seu nome deriva do fato de ter o corpo dividido em segmentos ou "anéis", peculiaridade que o aproxima dos artrópodes, também segmentados.
Os anelídeos apresentam um sistema nervoso que é formado um par de gânglios cerebrais, também chamados de cérebro, e conectivos para um ou dois cordões nervosos que se estendem por todo o comprimento do corpo do animal. Em cada segmento, observa-se a presença de gânglios nervosos e nervos laterais.
Platelmintos - vermes de corpo achatado, em forma de fita;Nematelmintos - vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades; Anelídeos - vermes de corpo dividido em anéis.
O tubo digestório dos platelmintos é incompleto pois não possuem ânus, ou seja, o alimento entra pela boca e o que nao é digerido sai também pela boca. Os nematelmintos possuem o tubo completo, o alimento entra pela boca e o que não é digerido é liberado pelo ânus.
Platelmintos - Vermes de corpo achatado, em forma de fita; Nematelmintos - Vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades; ... Os platelmintos são seres de corpo achatado; daí o nome do grupo: platelmintos (platy = "achatado"; helmintos = "verme").
Nematelmintos ou nematódeos (filo Nematoda) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase. Muitos dos nematelmintos se desenvolvem na água e no solo úmido.
Os nematelmintos são chamados de vermes cilíndricos ou alongados. Podem também ser chamados de nematódeos ou, ainda, de nematóides, e são agrupados dentro do filo dos Nematoda, que surgiu a partir do reino dos platelmintos, no Reino Animal. São organismos invertebrados e não segmentados.
– Simetria dos Nematelmintos: Assim como os platelmintos, os nematelmintos são animais que apresentam simetria bilateral. Ou seja, podemos cortar o animal longitudinalmente em dois, formando duas partes iguais/simétricas. ... Porém, essa cavidade não é derivada da mesoderme, como no caso dos animais celomados.
Os nematoides são vermes de simetria bilateral, com corpo bastante alongado, forma cilíndrica e extremidade final afilada.
O nome vem da palavra grega nema, que significa fio. Os nematódeos conquistaram com sucesso os habitats marinho, de água doce e terrestre. Embora a maioria seja de vida livre, há muitos representantes parasitas de praticamente todos os tipos de plantas e animais.
Explicação: Pois algumas espécies podem ter vida livre e se alimentar de pequenos animais, enquanto outros são parasitas.
Os nematódeos, ou nematelmintos, são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades, semelhantes a um fio (nema = fio). São parasitas de seres humanos, animais e plantas, tendo grande importância em saúde. Antigamente nematoda era uma classe do filo dos Asquelmintos.