Atualmente, as pesquisas apontam a existência de cinco componentes dos sinais, os chamados Parâmetros das LS: a configuração de mão, o ponto de articulação, o movimento, a orientação e as expressões não-manuais.
A LIBRAS é dotada de uma gramática constituída a partir de elementos constitutivos das palavras ou itens lexicais e de um léxico (o conjunto das palavras da língua) que se estruturam a partir de mecanismos morfológicos, sintáticos e semânticos que apresentam especificidade mas seguem também princípios básicos gerais.
Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Algumas pesquisas informam que a ordem principal das palavras nas orações em libras é OSV e outras apontam que é SVO. ... Sendo assim, com os estudos realizados para esse artigo, chegamos à conclusão que tanto a ordem SVO, quanto a ordem OSV são aceitas para a formação das frases.
A estrutura sintática da Libras não segue as mesmas regras da língua portuguesa e, além da . exão verbal diferenciada, não é comum o uso de artigos, preposições e conjunções. Mas não se pode afirmar que ela seja uma língua agramatical. Na realidade, ela possui uma gramática diferenciada.
A proposta bilíngue apresenta os seguintes conceitos: a pessoa surda tem o português como uma língua estrangeira. O desenvolvimento cognitivo do surdo é o mesmo de uma pessoa ouvinte quando ele está inserido em um ambiente que oportunize as experiências visuais. A Libras é a língua materna dos sujeitos surdos.
Resposta. Resposta: O que pressupõe a Proposta Educacional Bilíngue para Surdos são a LEI e o Decreto 5.
Logo, o bilinguismo é uma filosofia educacional, na qual, quando é aplicada à Educação de Surdos, há a associação da língua de sinais, a qual deve ser a língua materna do indivíduo surdo e expressada por meio de gestos, com a língua falada oralmente no país, sendo essa a segunda língua do surdo e expressada através da ...
A educação bilíngüe de surdos no Brasil esta amparada pela Lei e é recomendada pelo Ministério Nacional da Educação (MEC), como sendo uma proposta válida e eficaz para o ensino das duas Línguas reconhecidas pelo país, Língua Portuguesa e LIBRAS, necessárias para a inclusão social efetiva destes sujeitos.
Em uma proposta de ensino bilíngue, é por meio da Língua de Sinais como língua de instrução que toda a formação do aluno surdo deve ser mediada, utilizando estratégias singulares ao seu processo de aprendizagem, contemplando um currículo que o inclui como sujeito produtor e apreciador de cultura e história próprias.
No contexto escolar, o professor precisa ter a consciência que o trabalho com esse aluno surdo requer textos de fácil compreensão, experiências vividas por ele no dia a dia, tudo isso apresentado em LIBRAS, já que é a língua natural dos surdos.
Escola bilíngue, no sentido amplo da palavra, define-se por uma instituição de ensino que divide sua grade curricular entre dois idiomas. ... Ou seja, além do uso da língua materna, o aprendizado do conteúdo acadêmico é complementado através de uma língua adicional.
O bilinguismo tem como pressuposto básico a necessidade do surdo ser bilíngue, ou seja, este deve adquirir a Língua de Sinais, que é considerada a língua natural dos surdos, como língua materna e como segunda língua, a língua oral utilizada em seu país.
O Bilinguismo defende a utilização de qualquer recurso linguístico, seja a língua de sinais, a linguagem oral ou códigos manuais, para propiciar a comunicação com as pessoas com surdez. ... Considera a língua de sinais como língua natural e parte desse pressuposto para o ensino da língua escrita.
Mentiras comuns sobre surdos e surdez: “Crianças surdas devem estudar em escolas especiais para surdos.” “Todo surdo precisa de intérprete.” “Acessibilidade para surdos é ter um intérprete de língua de sinais.” “Quem nasce surdo vai continuar surdo até o fim da vida e nunca terá a chance de ouvir.”৪ নভেম্বর, ২০১১
1 Por educação bilíngue estamos nos referindo à escola de educação básica para alunos surdos, em que duas línguas são trabalhadas: a Libras e a Língua Portuguesa, sobretudo, na sua modalidade escrita.
A concepção de sujeito Surdo na visão sócio antropológica reconhece-o como Ser Humano que não precisa ser testado periodicamente para que a sua surdez seja curada, mas que possui uma Língua natural, reconhecida por Lei (10.