Antigamente, ao se distribuir uma carta rogatória destinada ao exterior (carta rogatória passiva), era possível acompanhar a tramitação do respectivo processo administrativo via internet, em um sistema que muito se assemelhava ao de acompanhamento processual amplamente ofertado pelos tribunais nacionais.
Citação sobre processo que corre no exterior pode ser pelo correio, decide STJ. Nem sempre a citação de quem responde a processo no exterior precisa ser feita por carta rogatória. É que, embora o Superior Tribunal de Justiça costume decidir pela exigência do documento, não existe lei que o preveja.
- A CITAÇÃO DO RÉU DOMICILIADO NO EXTERIOR, DEVE SER FEITA POR CARTA ROGATÓRIA, SENDO INAFIANÇÁVEL O CRIME. MAS SE ELE NUNCA É ENCONTRADO, NOS ENDEREÇOS INDICADOS PELO ADVOGADO, IMPÕE-SE A CITAÇÃO POR EDITAL (ART. 326 SO CPP ).
Se alguém ou o Ministério Público processar uma pessoa, esta precisará procurar advogado(a) confiável ou a Defensoria Pública (se não tiver condições econômicas de contratar advogado particular e se a defensoria aceitar o caso).
Tendo o réu, ora paciente, endereço no exterior, deve ele ser citado por meio de carta rogatória, por aplicação do art. 368 , do Código de Processo Penal .
Empresa estrangeira pode ser citada por representante não formalizado. A empresa estrangeira pode ser citada por meio da representante brasileira, mesmo que não seja formalmente a mesma pessoa jurídica, agência ou filial. O entendimento é da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça.
RECOLHIMENTO PELO PORTAL DE CUSTAS
Precatório é uma espécie de requisição de pagamento de determinada quantia a que a Fazenda Pública foi condenada em processo judicial, para valores totais acima de 60 salários mínimos por beneficiário. A Requisição de Pagamento é encaminhado pelo Juiz da execução para o Presidente do Tribunal.