O numeral é a palavra que atribui quantidade aos seres ou objetos, dando a eles valor definido. Podem ser cardinais, ordinais, multiplicativos ou fracionários. ... Podemos subdividir os numerais em quatro classificações: cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários.
Como explicamos no início do texto, o artigo refere-se sempre a um substantivo ou a uma palavra por ele substantivada. A função sintática exercida pelo artigo é sempre adjunto adnominal do substantivo a que se refere.
Chamamos de artigo a palavra variável que colocamos antes do substantivo para indicar, ao mesmo tempo, seu gênero e seu número. O artigo é basicamente demonstrativo. Sua função sintática principal é de adjunto dos substantivos. ... Já os indefinidos determinam os substantivos num aspecto vago, impreciso e geral.
Objeto indireto. Complemento nominal. Na frase “O dia amanheceu muito bonito” o termo em destaque tem a função de PREDICATIVO DO SUJEITO, pois se refere ao mesmo, conferindo-lhe uma característica. A resposta para a questão, portanto, é a alternativa B - predicativo do sujeito.
c) Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem ser objeto direto ou indireto. Para determinar sua função sintática, podemos substituir esses pronomes por um substantivo: se o uso da preposição for obrigatório, então se trata de um objeto indireto; caso contrário, de objeto direto. ... Portanto, "me" é objeto direto.
O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente.
Como explicitado, os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que têm função de complemento nas orações. Veja os exemplos: ... Nesse caso, “ele” passa a ser pronome oblíquo. Quando se trata da preposição “com”, ela junta-se aos pronomes, dando origem às formas: “comigo”, “contigo”, “consigo”, “conosco” e “convosco”.
São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.
Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. ... Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.
1) -lo, -la, -los, -las Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los. O dever de casa, Carlos fê-lo com atenção. Buscamo-la logo após à nossa chegada.