O manômetro é um instrumento para a medida de pressão atmosférica, de líquidos ou gases e ainda pode ser usado na determinação da velocidade de um fluido. O manômetro é um equipamento utilizado para medir a pressão atmosférica e a pressão de gases e líquidos.
O manômetro de pressão é o tipo de indicador que não pede nenhum ponto eletrônico, ou seja, não é preciso conectá-lo a nenhum sistema de eletricidade para funcionar. Muitos manômetros usam o sistema de tubos bourdon. Esses tubos possuem um formato radial com um espaço transversal oval.
Para se obter Pressão Positiva, injeta-se ar com pressão controlada em determinado ambiente estanque , de forma que este ar não "escape" totalmente. De maneira inversa, para se obter Pressão Negativa, retira-se ar com pressão controlada em determinado ambiente estanque ,de forma que este ar não "escape" totalmente.
A forma mais simples de identificar a hipertensão é usando um esfigmomanômetro. O nome é complicado, mas você certamente já teve sua pressão medida com um aparelho desse tipo, que comprime o braço ao mesmo tempo em que o médico toca a artéria com o estetoscópio.
A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial em pessoas que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la. Na maioria das pessoas, a hipertensão arterial não causa sintomas.
Algumas dicas podem ser adotadas para ajudar a controlar melhor a pressão: