O programa é fundamental para que jovens e adultos possam retomar os estudos e, com isso, dar o primeiro passo na carreira. É que, ao conseguir o diploma do ensino médio, você tem o pré-requisito para ingressar no ensino superior, podendo escolher a área que mais combina com você e com seus sonhos profissionais.
É papel do professor, especialmente do professor que atua na EJA, compreender melhor o aluno e sua realidade diária. ... Pois o papel do educador deve ser o de acreditar nas possibilidades do ser humano, buscando seu crescimento pessoal e profissional.
O EJA tem como objetivo tentar ou corrigir algumas questões sociais como exclusão e exploração, entre outras que geram consequências maiores, como a perigosa marginalização. A história da EJA no Brasil está muito ligada a Paulo Freire. ... Essa proposta favorece a Inclusão econômica, social e política de indivíduos.
A Educação Popular defende que só pode haver uma sociedade justa e democrática se as classes oprimidas e discriminadas tomarem consciência de suas condições de vida e das raízes dos problemas que as afetam.
A principal característica da Educação Popular é utilizar o saber da comunidade como matéria prima para o ensino , valorizando todos os sujeitos sociais nesse processo, tornando esse espaço de educação um lugar de afetos alegres e amorosidade.
Resposta: Assim, o objetivo comum entre os educadores populares é o fortalecimento das classes populares como sujeitos de produção e comunicação de saberes próprios, visando à transformação social. Desse modo, a formação dos educadores vai se construindo à medida que ele conhece os seus educandos.
A pesquisa busca verificar o contexto econômico e político que propiciou a ascensão dos movimentos de educação popular no período chamado nacionalismo-desenvolvimentista. O movimento tem sua origem e conceitos dos princípios de Paulo Freire (1921 á 1997) principal mentor desta tendência educacional no Brasil.
O maior desafio dentro da pedagogia critica é desenvolver nos oprimidos a capacidade de reconhecer suas opressões e a consciência de si mesmo, possibilitando-lhes reagir a elas.
Como síntese propositiva para os caminhos que justificam a vigência da educação popular, relacionam-se três pontos cruciais: a reinvenção da utopia e da esperança, a possibilidade de uma episteme do popular e a reordenação de outros mundos de trabalho.
É CORRETO afirmar como educador que teve grande influência na educação popular nesse contexto: padichelloarilete está aguardando sua ajuda.
A importância da educação popular é dar enfase aos saberes prévios de um povo, trazer uma conscientização popular gerando também uma inclusão social, alem de desenvolver maior senso critico, e preparar o cidadão para administrar melhor sua vida e ter mais consciência sobre temas políticos por exemplo.
A missão de educar e conscientizar está presente no dia a dia de muitas pessoas e profissionais. ... Para o ilustre Paulo Freire, educador e filósofo, a educação e a conscientização constrói uma gama de conhecimento que permite ao indivíduo uma crítica de sua realidade, de sua história.
19). Sobre Educação Popular, é correto afirmar: ... 2- Talvez uma característica definidora da educação popular seja exatamente a busca de alternativas, a partir de lugares sociais e espaços pedagógicos distintos, que têm em comum a existência de necessidades que levam a querer mudanças na sociedade.
É uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS.
A curto-prazo, as finalidades da Rede são: permitir o encontro de docentes e investigadores universitários que possuem interesses na e comprometimento com a educação popular; construir ligações ativas e solidárias aos níveis nacional e internacional.
Conforme Brandão (2006), a primeira experiência de educação com as classes populares, a que se deu, sucessivamente, o nome de educação de base (no MEB, por exemplo), de educação libertadora e mais tar- de de Educação Popular, surgiu no Brasil no começo da década de 1960.
O educando tem conhecimentos que não podem ser esquecidos no ato de aprender; O conhecimento forma-se na relação com a realidade; Conhece-se o desconhecido a partir do já conhecido; O já conhecido do adulto está centrado na sua própria realidade; Não há educação sem conteúdos, o ato de conhecer não se dá no vazio; O ...
A Pedagogia Social surgiu para Pérez Serrano (2003), na Alemanha. A Pedagogia Social surgiu depois da revolução industrial, em França, e é entre as duas grandes Guerras, devido á necessidade de intervir junto de uma população mais jovem e com problemas sociais, que se anuncia o aparecimento da Pedagogia Social.
A todo o momento há relações sociais entre sujeitos e agências. ... Em um primeiro longínquo sentido, as formas — imersas ou não em outras práticas sociais —, através das quais o saber das classes populares ou das comunidades sem classes é transferido entre grupos ou pessoas, são a sua educação popular.