Pela tradição oral repassavam os costumes e as orientações para os rituais de vida e de morte. Entre os rituais de vida marcantes estão as celebrações de passagem, que marcavam a transição para a vida adulta. A característica comum dos povos indígenas brasileiros no que tange à religião é o xamanismo.
As influências indígenas na cultura brasileira estão enraizadas em todos os indivíduos e vão desde objetos e ações simples – como deitar em redes e preparar pratos como tapioca e pirão de peixe – até usos medicinais com plantas nativas, crenças no folclore – saci pererê, curupira – e influências na língua portuguesa – ...
Os povos indígenas brasileiros deram contribuições significativas para a sociedade mundial, como a domesticação da mandioca e o aproveitamento de várias plantas nativas, como o milho, a batata-doce, a pimenta, o caju, o abacaxi, o amendoim, o mamão, a abóbora e o feijão.
A presença do índio na constituição da sociedade brasileira são inquestionáveis, contribuíram para formação social, política, econômica e cultural do país, esse reconhecimento promove a valorização das raízes indígenas. Quebrando o paradigma da visão européia, valorizando as minorias colonizadoras.
Resposta: Além da influência indígena na culinária brasileira, herdamos também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas. ... Os povos indígenas deixaram para a sociedade brasileira uma diversidade cultural que foi importante para a formação da população brasileira.
As comidas típicas indígenas brasileiras possuem variações entre um povo indígena e outro. Porém, como ingredientes comuns entre elas estão: milho, mandioca, peixes, frutas, ou seja, aqueles retirados e coletados da natureza.
Receitas brasileiras de origem indígena
Rafael cita algumas das substâncias usadas pelos índios: Cardon, com múltiplas propriedades medicinais. Aguacate, contra a caspa. Alcanfor, eficaz contra contusões e reumatismos. Cacao, tônico para o estômago.
Os índios usavam, entre outras plantas, a catuaba, a a semente de Sucupira, o pó de Guaraná e a amêndoa do açaizeiro. A catuaba era usada como um energético, de modo a melhorar o cansaço dos índios, servindo como um tratamento auxiliar, por exemplo, para as febres.
Sálvia. A sálvia é uma planta medicinal muito especial para as comunidades indígenas, já que ela ajuda a reforçar a imunidade e resistência corporal contra a ação de vírus e bactérias. Trata-se de uma pequena planta que faz parte da família das mentas, tendo caules lenhosos e folhas acinzentadas.
O uso de chás é uma boa forma para complementar o tratamento da infecção urinária, já que podem aumentar o efeito dos remédios receitados, assim como aliviar os sintomas mais rapidamente....Chás para tratar a infecção urinária naturalmente
Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.
Na alimentação as folhas e as sementes são usadas em saladas, refogados, sopas, massas de pão, omeletes etc..... Popularmente, todas as partes da plantas são usadas na medicina caseira. As folhas são mucilaginosas emoliente e vulnerárias( estimulam a recuperação de tecidos, facilitando o processo de cicatrização)…