Frequência e periodicidade adequadas – é preciso garantir que a gestante receba o atendimento necessário em seis consultas, no mínimo, durante a gravidez.
O ambulatório pré-natal de alto risco (PNAR) do HULW realiza consultas de pré-natal, serviço ecográfico ginecológico e obstétrico agendados e urgências da triagem e maternidade, cardiotocografia, consultas de egresso puerperal de alto risco, consultas de revisão de DIU pós-parto ou aborto imediato e referência para o ...
O acompanhamento pré-natal de risco habitual é caracterizado pelo atendimento à gestante que não apresenta fatores de risco individual, sociodemográfico e relacionados à história obstétrica anterior, doença ou agravo que possam interferir negativamente na evolução da gravidez.
Dentro os tipos de urgência e emergência obstétricas abordados nos artigos, as mais citadas foram a pré-eclâmpsia, a eclâmpsia e a síndrome hipertensiva. As menos citadas foram a aminiorrexe prematura, a placenta prévia, a infecção do trato urinário e as hemorragias.
Um pré-natal de alto risco se refere ao acompanhamento que será feito com uma gestante que tem uma doença prévia ou durante a sua gravidez, que sugere que essa seja uma gravidez de risco.
Diabetes
A primeira, como já indicamos, deve ser realizada logo a gravidez seja descoberta. O mais comum é que elas sejam realizadas mensalmente até a 28ª semana de gestação e, a partir disso, quinzenalmente até a 36º. Ao entrar na última fase, quando se inicia a 37ª semana, o ideal é visitar o consultório médico semanalmente.