Combustíveis fósseis são combustíveis formados por meio de processos naturais, como a decomposição de organismos mortos soterrados . Os combustíveis fósseis contêm alta quantidade de carbono, usados para alimentar a combustão. São usados como combustíveis, o carvão mineral, gás natural e o petróleo.
As consequências no meio ambiente acontecem por conta da queima do combustível fóssil, gerando gases poluentes, como o Dióxido de Carbono(CO2) um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Por fim, estão sendo estudados meios de contornar o uso de combustível fóssil no mundo.
etanol
Biocombustíveis são fontes de energia renováveis, derivados de matérias agrícolas como plantas oleaginosas, biomassa florestal, cana-de-açúcar e outras matérias orgânicas. ... Os principais biocombustíveis são: a biomassa, o bioetanol, o biodiesel e o biogás.
Os biocombustíveis, portanto, são muito importantes, pois reduzem a emissão de CO2 e geram menos poluentes, sendo essenciais principalmente nas grandes cidades. Além disso, diminuem a dependência das importações de petróleo, fator muito importante economicamente.
Biocombustível no Brasil O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e juntos produzem 84% do etanol do mundo. A grande maioria do etanol dos Estados Unidos são produzidos a partir do milho, enquanto o Brasil utiliza como insumo principal a cana-de-açúcar.