seus trabalhos de benzeduras, limpezas, descarregos, desobsessão, curas tanto do corpo físico como do espírito. menor pressa e sempre dentro de seu tempo e serenidade. Joaquim, que dizem ser um dos mais idosos Pretos Velhos da Umbanda.
Pegue uma vela palito branca, um galhinho de arruda, guiné e alecrim, um copo de água mineral, uma xícara de café. Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café. Faça a oração abaixo.
O local de entrega, assim como o que será pedido, vai depender da necessidade do consulente e da origem da entidade, no caso aqui Preto Velho, que pode pedir para entregar no cruzeiro do cemitério, por exemplo, ou em uma estrada. Vai depender tanto da necessidade do consulente, como do Orixá a quem ele responde.
cor-de-rosa, assim como as azuis. VELA NA COR TRAÇADA BRANCA/PRETA: PRETO VELHO.
As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca. Mas nunca devem ser acesas dentro de casa. As Pombagiras preferem cigarros de filtro branco ou cigarrilhas, já os Exús gostam mais de cigarros de filtro amarelo, cigarrilhas fortes e charutos.
No Candomblé e na Umbanda, Oxum é sincretizada à Nossa Senhora Aparecida e representa a beleza e a pureza. Ela é evocada nos templos de Umbanda para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente dos templos. Por representar a moral e o modelo de mãe, ela é respeitadíssima nos templos de Umbanda.
É cultuada no Candomblé, na Umbanda e em diversas religiões afro-americanas. Oxum é dona do ouro e das pedras preciosas, e é cultuada como rainha da nação ijexá. Tem o título de ialodê, ou seja, a grande mãe, entre os orixás.
É a padroeira dos pescadores e também a deusa do amor. No Brasil, cada orixá foi associado a um santo da Igreja Católica, numa prática que ficou conhecida por sincretismo religioso. Cultuada no candomblé e na umbanda, Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros.