Finalmente, o nervo radial emerge de todas as raízes espinhais, e inerva os músculos: tríceps braquial....Ramos do Cordão Posterior
(A) O plexo braquial é formado pelo entrelaçamento dos ramos ventrais dos quatro últimos nervos cervicais, juntamente com o primeiro nervo torácico. (B) Os troncos do plexo braquial são divididos em superior (C5 e C6), médio (C7) e inferior (C8 e T1).
Nervo Radial – originado dos ramos do quinto ao oitavo nervos cervicais e primeiro nervo torácico (C5, C6, C7, C8 e T1). Inerva os músculos tríceps braquial, braquiorradial, extensor radial longo e curto do carpo, supinador e todos músculos da região posterior do antebraço.
Plexo nervoso é importante, pois, levam as ligações nervosas ao seu destino. O nosso corpo possui 04 plexos: Braquial: Leva ligações nervosas ao peito, ombro, antebraço e mão.
As fibras do plexo lombossacral destinam-se ao suprimento nervoso da parede do abdome, do assoalho pélvico e dos membros inferiores. Por conveniência de descrição topográfica, o plexo lombossacral é dividido em duas porções, plexo lombar e plexo sacral.
O plexo lombossacral é formado pelos ramos ventrais dos nervos espinais de T12 a S4, compreendendo um grande emaranhado de fibras que , por sua vez, levam à formação de seus nervos periféricos. É responsável por fornecer o suprimento nervoso para a parede abdominal, assoalho pélvico e membros inferiores.
Nervos espinhais: o plexo cervical. Formado pela junção dos ramos ventrais dos nervos espinhais cervicais de C1 a C4, este plexo é responsável pela inervação sensitiva da parte ântero-lateral do pescoço e parte do escalpo, além de auxiliar na movimentação dos mm.
Existem ramos que partem da alça cervical e sua raiz superior inervam os músculos infra-hióideos. De C3, C4 e C5 originam-se ramos que se unem para formar um dos nervos mais importantes do plexo cervical, o frênico, que inerva o diafragma.
O Plexo Cervical. É formado pelo entrelaçamento dos ramos ventrais dos quatro primeiros nervos cervicais (C1 a C4) em alças irregulares das quais se originam os ramos. Esta disposição resulta na inervação de áreas cutâneas por ramos de mais de um nervo espinhal.
O nervo frênico é um nervo que se origina no pescoço (C3-C5) e passa entre o pulmão e o coração para alcançar o diafragma. É importante para a respiração, pois ele passa as informações motoras para o diafragma e recebe informações sensoriais do mesmo. Existem dois nervos frênico, um esquerdo e um direito.
Revisado em: O diafragma localize-se junto às vértebras lombares, às costelas inferiores e ao esterno, e desempenha papel fundamental na respiração. O diafragma é um músculo estriado esquelético que separa a cavidade abdominal da cavidade torácica, tem forma de cúpula e desempenha papel fundamental na respiração.
O diafragma é um músculo muito importante que atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração). Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões.