Existe rosto, mãos e pés, mas não nas formas convencionais, tanto é que as pessoas, as crianças conseguem concluir a forma que são crianças brincando. Com muito carinho, Ivan Cruz....Brincadeiras de Criança.
Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola-de-gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais… De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou cerca de 250 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”.
O artista plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro e brincava pelas ruas do seu bairro como toda criança. ... Retrata em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola-de-gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais.
Ivan Cruz é carioca e escolheu Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, para viver em 1979. O artista possui mais de 600 obras entre pinturas e esculturas que retratam as brincadeiras de infância. O artista pintou seus primeiros quadros em 1990.
Uma das cantigas folclóricas mais antigas é a Ciranda, cirandinha. Em roda e de mãos dadas, as crianças cantam e rodam. No final da canção, um colega é escolhido para ficar no meio da roda. A brincadeira termina quando todos os participantes estiverem no centro.
Música Objetivo: Estimular a comunicação e expressão corporal por meio da música; Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com outros Conteúdos conceituais: Som, ritmos; Cantigas de roda; Percepção; Interpretação.
Cantigas de roda (também conhecidas como cirandas ou brincadeiras de roda) são brincadeiras infantis, mas que caem no gosto dos adultos também. As crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música.