Músculos papilares são músculos que, relaxados, deixam frouxas as cordas tendíneas que abrem as valvas mitral (bicúspide) e a tricúspide e, contraídos, retesam as cordas tendíneas que fecham essas valvas. São encontrados no ventrículo esquerdo e direito do coração.
O músculo pectíneo é um músculo do compartimento anterior da coxa. Trata-se de um músculo quadrangular achatado localizado no trígono femoral. Pode ser bilaminar e, neste caso, recebe inervação distinta para cada lâmina.
Função. Devido ao trajeto de suas fibras, quando o pectíneo se contrai ele promove tanto a flexão quanto a adução da coxa na articulação do quadril. Quando o membro inferior encontra-se na posição anatômica a contração do músculo causa primeiro flexão na articulação do quadril.
O sulco coronário é um sulco na superfície do coração que separa as aurículas dos ventrículos.
Os orifícios onde as veias cavas desembocam têm os nomes de óstios das veias cavas. O orifício de desembocadura do seio coronário é chamado de óstio do seio coronário e encontramos também uma lâmina que impede que o sangue retorne do átrio para o seio coronário que é denominada de válvula do seio coronário.
A sístole é a contração do músculo cardíaco que resulta do esvaziamento dos ventrículos, ou seja, quando o sangue sai dos vasos. Neste momento, ocorre a passagem do sangue para a artéria pulmonar e aorta, a partir da abertura das válvulas semilunares.
substantivo masculino Músculo do coração. (O miocárdio é um tecido muscular formado de fibras estriadas e anastomosadas que constituem a parte contráctil da parede do coração.).
Pra você ter uma ideia, o nosso coração que fica bem centralizado, ele fica com a ponta para o lado esquerdo. Por esse motivo que o pulmão do lado esquerdo é um pouco menor. Em cima fica a caixa torácica, esse osso é chamado de externo, que protege o coração", explica o professor de biologia Alexandre Henrique.
A extremidade pontuda do coração é o ápice, dirigida para frente, para baixo e para a esquerda. A porção mais larga do coração, oposta ao ápice, é a base, dirigida para trás, para cima e para a direita. Limites do Coração: a superfície anterior fica logo abaixo do esterno e das costelas.
O coração está localizado no compartimento central da cavidade torácica, espaço conhecido como mediastino. Localiza-se especificamente no mediastino médio. A posição do coração é oblíqua, estando posicionado mais à esquerda (dois terços) do que à direita (um terço). O coração possui um ápice e uma base.
O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada. Normalmente pesa cerca de 300 g. Observe as principais partes do coração humano.
Valva cardíaca
Atualmente, são chamadas de valvas cada um dos aparelhos valvulares do coração. Cada valva é formada duas ou três válvulas (formações membranosas - cúspides). Estão localizadas, mais especificamente, entre os átrios e ventrículos, bem como nas saídas da artéria aorta e artéria pulmonar.
Também designada sigmoide, é uma válvula que se encontra na base das artéria aorta e artéria pulmonar e impede que o sangue volte ao coração.
As válvulas do coração abrem nos momentos apropriados para permitir o fluxo para a frente do sangue e, em seguida, fecham para evitar o refluxo do sangue. As válvulas mitral e tricúspide controlam o fluxo de sangue dos átrios para os ventrículos.
A válvula aórtica é aquela que separa o coração da aorta, que é a principal artéria do organismo. E a válvula mitral é aquela que fica dentro do coração separando átrio de ventrículo, à esquerda.
A doença valvular cardíaca consiste no mal funcionamento de uma das quatro válvulas cardíacas que mantêm normal o fluxo de sangue na direção adequada através do coração.
Cirurgia: O que Esperar – Substituição De Válvula Cardíaca. Na maioria dos casos, a substituição de válvula cardíaca é uma operação cardíaca aberta. Isso significa que o cirurgião abre seu peito e coração para remover a válvula danificada. A nova válvula artificial (prótese), então, é costurada no local indicado.
Quanto tempo dura uma válvula cardíaca? Válvulas mecânicas tem durado até 25 anos em alguns pacientes, sem problemas. Então é possível que sua nova válvula artificial possa durar para o resto da sua vida. Mas em alguns casos, uma válvula deve ser substituída dentro de anos ou meses, por uma série de razões.
Como exemplo, podemos considerar o caso de utilização de válvula biológica em posição aórtica. A sua durabilidade média é de oito a dez 8 a 10 anos, em um paciente de 35 anos de idade. Aos 65 anos, esta pessoa poderá estar indo para a sua terceira cirurgia cardíaca, para a troca de válvula.