Calen PMCC é o curativo de escolha nas necropulpectomias, pois reúne as propriedades da pastas de Hidróxido de Cálcio com as do Paramonoclorofenol canforado.
Após o preenchimento do canal radicular, observado pelo refluxo da pasta, coloque uma mecha de papel absorvente estéril na cavidade pulpar, e em seguida sele a abertura com cimento de presa rápida à base de óxido de zinco e eugenol - Pulpo-San (S.S. White). Faça fluir a pasta rosqueando o êmbolo no sentido horário.
Indicação: O PARAMONOCLOROFENOL CANFORADO é utilizado como antisséptico, sendo empregado como medicação intracanal (curativo de demora). Descrição do Produto: ... Possui propriedades antissépticas do fenol e do cloro e apresenta um amplo espectro antibacteriano, sendo eficaz também contra fungos.
A medicação intracanal é usada basicamente para fazer a limpeza e a desinfecção dos sistemas de canais radiculares entre as sessões endodônticas evitando que os sistemas de canais tornem-se habitat para os microrganismos.
O tricresol formalina é usado como curativo de demora na câmara pulpar de dentes permanentes com necrose pulpar e lesão periapical. Este medicamento propicia a desinfecção do canal, dando condições para reparar as lesões periapicais.
Aplique un trozo de algodón embebida con Formocresol (sin exceso) sobre el canal radicular, por 5 a 7 minutos para promover la hemostasia.
A medicação intra-canal ( curativo de demora ) é uma manobra que, desde os primórdios, vem sendo usada como parte da terapia endodôntica. A medicação intra-canal ( curativo de demora ) é uma manobra que, desde os primórdios, vem sendo usada como parte da terapia endodôntica.
Quando o tratamento não pode ser completado numa sessão, as bactérias sobreviventes intracanais frequentemente proliferam entre as sessões. Para reduzir o novo crescimento bacteriano e talvez até mesmo melhorar a supressão bacteriana, pode ser vantajoso recorrer a uma medicação intracanal.
O que leva um dente a precisar de tratamento de canal?
O tratamento baseia-se na eliminação da causa, ou seja, para a periodontite apical, de origem bacteriana, baseia-se na instrumentação do sistema de canais radiculares, irrigação e medicação intra-canal, seguidas pela obturação em consulta eletiva subsequente.
Opções de tratamento
Há dois tipos de granulomas que se diferem quanto a patogenia: os epitelioides e os de corpo estranho. Em geral os granulomas residuais são assintomáticos, e não incapacitante as atividades habituais.
– Granuloma de tipo corpo estranho é uma a reação a um material imunologicamente inerte, que pode ser exógeno (fios de sutura, talco, fibras de algodão, metais, sílica, silicone, gotículas de óleo, etc.) ou endógeno (queratina, colesterol, fragmentos de pêlo, microcristais de urato no tofo gotoso).
O granuloma de corpo estranho ocorre na presença de corpos estranhos relativamente inertes de difícil fagocitose, como fios de sutura. As células epitelioides e as de corpo estranho se acumulam ao redor do material estranho. O granuloma imune ocorre em alguns casos específicos, geralmente infecciosos.
A este arranjo nodular de macrófagos, macrófagos modificados, linfócitos e fibroblastos, damos o nome de granuloma. Com o aparecimento do fenômeno da hipersensibilidade (10 a 14 dias), ocorre uma forma peculiar de necrose no centro do granuloma, chamada de necrose caseosa.