O poder constituinte pode ser analisado em uma dupla perspectiva, qual seja: originário e reformador, o primeiro trata-se do poder elaborar as cartas constitucionais, o segundo tem como atribuição a reforma das constituições, como objetivo de adequá-las ao contexto social e político vigente.
A Assembleia Constituinte é o órgão responsável pela elaboração da Constituição de um país, dando início a um novo ordenamento jurídico.
Neste texto o autor fala de que o terceiro estado é uma nação completa e que não necessita dos outros dois estamentos: o clero e a nobreza. O texto é um panfleto escrito como resposta de Sieyès ao convite de Jacques Necker aos escritores sobre a organização dos Estados Gerais.
* 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O terceiro estado arcava com o peso dos impostos e contribuições para o rei, o clero e a nobreza.
A função do Terceiro Estado era sustentar a sociedade e o Estado. Pagavam, ao contrário do Clero e da Nobreza, impostos ao Estado e também direitos senhoriais. ... Ao Terceiro Estado, apesar de ser a maioria da população, cabia apenas 20% das propriedades.
Terceiro Estado – Pessoas que não faziam parte do clero ou da nobreza. Formado por cidadãos comuns. Correspondiam a mais de 95% da população da França e sustentavam a sociedade. Cortesãos, Burgueses, camponeses, criados, comerciantes e demais profissionais formavam o terceiro estado.
A principal reivindicação do terceiro estado era a abolição dos privilégios e a instauração da igualdade civil. No plano político, a revolução francesa resultou do absolutismo monárquico e suas injustiças.
O Terceiro Estado era composto pela burguesia que estava nascendo na França naquele período, pelos trabalhadores das cidades e pelos camponeses, sendo que esses últimos correspondiam a quase 80% do total da população francesa.
Resposta. Pode estar se referindo à reunião da assembléia dos Estados gerais. Esta reunião foi marcada pelo para discutir a situação econômica da França, onde foi proposto que o primeiro e o segundo estado passassem a pagar os impostos também, o que foi recusado.
O Primeiro Estado era formado pelo clero, o Segundo Estado era formado pela nobreza e o Terceiro Estado, pelo povo que eram os trabalhadores urbanos, camponeses e a burguesia comercial. Eles promoveram a revolução para eliminar a forte injustiça social que havia no estado francês naquele período.
O primeiro estado era dominado pelo clero. Ele contava com cerca de 120 mil religiosos divididos em: alto clero (composto por bispos e abades, muitos destes, proprietários de terras) e o baixo clero (formado por padres, monges e abades de pouca condição).
o primeiro estado era composto pelo clero, e pela família real. e com alta condição financeira. a principal característica desta classe, era a posse de poder alta. por fim, o terceiro estado, era composto por servos, (controlavam a produção e pagavam impostos) e a baixa burguesia.
Primeiro Estado - era o clero francês e estava dividido em alto e baixo. O alto clero era composto por elementos vindos das ricas famílias da nobreza, possuindo toda a sorte de privilégios, inclusive o de não pagar impostos. O baixo clero era o pobre, estando ligado ao povo em geral e não à nobreza, como o primeiro.
O primeiro Estado-Nação a ser formado foi Portugal, país que desde a Idade Média conservou sua classe templária, diferentemente de outras, o que agregou e acelerou o processo científico, tecnológico e desenvolvimento social do país, culminando na burguesia.